[caption id="attachment_4642" align="alignnone" width="225"] O vice-prefeito Thiago Silva entrega feijão a Viviane Silva[/caption]
[caption id="attachment_4644" align="alignnone" width="300"] Representantes de entidades receberam o feijão[/caption]
[caption id="attachment_4643" align="alignnone" width="300"] Assistentes sociais acompanharam a entrega[/caption]
A Prefeitura de São Pedro deu início nesta quinta-feira à doação de 9.000 quilos de feijão recebidos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Famílias atendidas pelos programas sociais Renda Cidadã, Bolsa Família e Frente de Trabalho receberam um pacote com 10 kg de feijão. Também vão receber o alimento os cadastrados no programa Viva Leite e aqueles que recebem cesta básica por terem sido diagnosticados como doentes crônicos.
O alimento também será destinado a entidades. Vão receber o feijão as igrejas Matriz e São José, Casa dos Velhinhos de São Pedro, Apae, Clínica All Life, Centro de Reabilitação de São Pedro, que farão a distribuição do feijão entre os atendidos em seus programas sociais.
Na quinta-feira, antes de receberem o feijão, os beneficiários dos programas sociais participaram de uma palestra apresentada pela nutricionista Juliana Sposte, responsável técnica pela Merenda Escolar, que falou sobre os benefícios do consumo deste alimento e apresentou sugestões de preparo. A distribuição aconteceu no Centro da Terceira Idade e foi coordenada pela equipe do Desenvolvimento Social do município.
Rico em carboidrato e proteína, o feijão é fonte de vitaminas do complexo B e de ferro e rico em fibras. “O feijão é rico em fibras que auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, da obesidade, do diabetes e do colesterol, além de evitar o risco de anemia”, disse Juliana ao público que participou da reunião. A nutricionista lembrou também que a mistura arroz com feijão constitui uma importante fonte de aminoácidos essenciais e que a relação de consumo entre os dois deve ser de três porções de arroz para uma porção de feijão. “A adoção de novos hábitos alimentares introduzidos na dieta dos brasileiros, como o consumo de produtos congelados e/ou industrializados tem diminuído o consumo de feijão e esse fato pode acarretar uma deficiência de nutrientes, por conta de uma alimentação mal elaborada”, destacou.
O vice-prefeito Thiago Silva disse aos beneficiários que a entrega do feijão faz parte de todo um trabalho desenvolvido pela Administração Helinho Zanatta em busca de melhorias em diversas áreas, incluindo a social. “Gostaria de agradecer a presença de todos e enfatizar que a prefeitura vem trabalhando desde 2013 em busca de melhorias sociais, de infraestrutura, sempre em busca da melhora da qualidade de vida para a população de São Pedro”, destacou.
REFORÇO NO PRATO – A entrega do feijão animou beneficiários como Andressa Benedito, de 25 anos, mãe de um menino de 1 ano e 4 meses e moradora do bairro Horto Florestal. “Comer da maneira certa e os alimentos certos evita obesidade” disse. Angela Rocha, 31 anos, mãe de dois filhos de 2 e 5 anos e moradora do bairro São Dimas, também aprovou a distribuição. Na casa de Rosa Maria de Moraes, 46, moradora do São Dimas, o feijão doado vai dar para aproximadamente um mês. Suene Bertossi, 22, dois filhos e moradora do São Judas, contou que o feijão será uma boa ajuda para complementar as refeições na casa onde vivem nove pessoas.
Francisco Santo Duarte, 52, que atua na Frente de Trabalho, e mora no bairro Recanto das Águas, aprovou o reforço nas refeições das seis pessoas que vivem em sua casa. A costureira Viviane Silva, 36, mora com seus cinco filhos no São Dimas. “Na compra do mês, levo oito sacos de feijão e esse que eu recebi hoje vai ajudar bem. As crianças não gostam de comer sem feijão”, contou.
Além do feijão, os atendidos pelos programas sociais receberam um material impresso com os benefícios e sugestões de receita para o preparo do feijão, algumas pouco usuais, como o doce de feijão.