Planos para nortear projetos e ações do turismo e introduzir um novo patamar de competitividade no setor, além de possibilitar maior inserção dos produtos turísticos locais no mercado nacional estão entre os objetivos do Plano Diretor de Turismo de São Pedro apresentado nesta sexta-feira no evento “Turismo como Fator de Desenvolvimento Econômico – Regionalização da Serra do Itaqueri”, realizado no Cine Teatro São Pedro, com participação de representantes das cidades de São Pedro, Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, Torrinha, Brotas, Charqueada, Itirapina, Analândia, Rio Claro, Ipeúna, Corumbataí e Santa Cruz da Conceição.
Elaborado pelo IDT-Cema (Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esportes e Meio ambiente), o Plano Diretor de Turismo é o resultado de um importante processo de discussões realizado ao longo do ano. “No decorrer de 2014 intensificamos nosso trabalho na realização de reuniões internas, reuniões abertas a comunidade, pesquisas e estudos para elaborar um plano conciso e coeso, atendendo a todas as nossas necessidades”, afirma a secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia.
Para Clarissa, o plano deve ser visto como um qualificado instrumento de planejamento e gestão que evidencia o turismo como indutor da geração de emprego e renda. “Podemos afirmar que esse novo olhar sobre o turismo possibilitará que a sociedade e o governo de São Pedro se articulem em ações que promovam o desenvolvimento como um todo”, afirmou a secretária.
A consolidação do turismo no município foi destacada pelo prefeito Helinho Zanatta. “Nosso governo acredita que o Plano Diretor de Turismo será um legado a ser deixado aos próximos governantes, uma vez que com ele, a Estância Turística de São Pedro se consolidará como um destino turístico nacional e internacional, gerando emprego, desenvolvimento e inclusão social”.
A retomada da pujança de São Pedro na área do turismo foi outro ponto destacado pelo prefeito. “Vamos trabalhar profissionalmente, com planejamento estratégico para que a cidade volte a ser destaque”, disse.
Mais uma vez a importância da unidade e o fortalecimento da região em torno do turismo foram destacados. Tanto técnicos responsáveis pela elaboração do plano como os que vivem o dia a dia do turismo concordam que a união em torno de objetivos comuns gera atração de mais turistas para São Pedro.
Para Bruno Omori, presidente do IDT-Cema, é fundamental ter o foco na criação de demandas para o turismo na cidade. “O turismo movimenta vários setores e é preciso transformar para fazer a diferença”, afirmou.
Também participaram do evento o prefeito de Socorro e vice-presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo), André Bozola, o diretor da Aprecesp, Carlos Fernado Zuppo, a secretária de Turismo de Brotas e presidente da região turística da Serra do Itaqueri, Luciana Pires de Jesus, o gestor da área de desenvolvimento do Senac, Jorge Carlos Silveira Duarte, a secretária municipal de Turismo de Piracicaba, Rose Massaruto, o secretário de Turismo de águas, Fábio Pontes e o técnico em turismo de Rio Claro, Ronei Grella e outros gestores do turismo da região, que discutiram maneiras de fortalecer e estruturar o turismo regional.
Após a entrega oficial, o Plano Diretor de Turismo será agora analisado pela Secretaria de Turismo, que vai agendar novas reuniões temáticas para discussões abertas sobre o documento. “Após juntar as informações e análises, a versão final do plano será entregue”, avisa Clarissa. As reuniões estão previstas para o início de 2015.