[caption id="attachment_5053" align="alignnone" width="300"] Local em que será construída a nova creche-escola[/caption]
Convênio assinado pelo prefeito Helinho Zanatta com o governo do Estado garante a construção de uma creche escola no bairro Recanto das Águas. A unidade terá capacidade para atender 130 crianças de zero a cinco anos e 11 meses e a previsão de construção é para o início de 2015.
“Essa obra vai atender muitos pais que trabalham e agora terão um local estruturado e planejado para seus filhos enquanto eles estão fora de casa”, disse o prefeito Helinho Zanatta. A construção faz parte de um conjunto de ações realizadas ao longo do ano na Educação. Todas as 18 unidades municipais foram reformadas e/ou ampliadas e para o próximos ano estão previstas importantes mudanças pedagógicas, como a implantação do período integral em parte das escolas.
No programa do FDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação), o Estado fica responsável pelo repasse dos valores – o convênio é de R$ 1,63 milhão – e acompanhamento do andamento das construções, enquanto as prefeituras precisam apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. O objetivo principal é ampliar o atendimento na educação infantil, especialmente em localidades com maior vulnerabilidade social.
O prefeito ressalta que desde 2013 mantém contato com o governo do Estado e o FDE para garantir a instalação de uma creche escola no município, mas houve algumas dificuldades na regularização do terreno. Como o problema foi solucionado este ano, o convênio pode ser assinado.
Para definir a área de instalação da creche escola foi feito um levantamento para identificar as demandas dos bairros e o Recanto das Águas foi o que apresentou a maior deficiência de vagas para esta faixa etária. A expectativa é que a nova unidade – a 19ª da rede municipal de ensino – possa atender a demanda e garantir maior tranquilidade aos pais que trabalham fora.
O prédio terá 813,78 metros quadrados de área construída. O projeto prevê seis salas de atividade, sala de uso múltiplo, fraldário, berçário de atividades, berçário de repouso, refeitório, cozinha, lavanderia, sanitários, administração, solário e lactário. A nova unidade também terá pátio de atividades. A previsão é que a obra seja concluída em 12 meses.