Foram 400 cruzamentos pintados; o equivalente a 100 km em linha reta
A máquina de pintura viária adquirida pela Prefeitura de São Pedro em 2014 gerou redução de tempo de serviço, mão de obra e principalmente custos na sinalização horizontal do município. De acordo com o coordenador de Trânsito e Transporte, Rosivaldo Amaro da Silva, em apenas 4 meses de trabalho foram pintados 400 cruzamentos e faixas de pedestres em todos os bairros, o que em linha reta equivale a 100 km, distância entre São Pedro e Campinas.
“O que fizemos em 4 meses com a máquina, levaríamos uns 2 anos se usássemos só o rolo. Para dar um exemplo, a pintura na serra, que levamos apenas 1 dia com a máquina, se fosse com o rolo, faríamos em 1 mês de trabalho e precisaríamos de pelo menos 8 funcionários”, disse Rosivaldo.
A economia de tinta também foi grande. Com uma lata de tinta usando a máquina, é possível pintar 360 m² ou 500 metros de linha corrida, material suficiente para aproximadamente seis cruzamentos. Anteriormente, com o rolo, uma lata rendia, no máximo, a pintura de três cruzamentos. A economia é de 50%.
Para 2015, o setor deverá fazer manutenção das áreas já pintadas e iniciará a pintura das guias, melhorando ainda mais a sinalização para motoristas e pedestres, aumentando a segurança do trânsito.