A rampa de voo livre situada no alto da serra de São Pedro vai ganhar mais estrutura e será transformada em Parque Municipal. A medida, prevista em projeto de lei apresentado pelo prefeito Helinho Zanatta, foi aprovada na última segunda-feira pela Câmara Municipal de São Pedro e comemorada por integrantes do Clube São Pedro de Voo Livre. “Há muito tempo batalhamos esta conquista”, disse o presidente da entidade, Anderson Gomes da Costa, o Carioca.
“A atividade do voo livre para São Pedro é muito importante. A cidade é reconhecida no cenário nacional pela prática desta atividade que movimenta a economia da cidade todos os fins de semana do ano”, avalia a secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia. Para ela, a criação do parque é um passo importante para fortalecer ainda mais esta atividade turística no município.
Costa explica que a transformação do local vai permitir, além da melhora da estrutura, a regulamentação do uso da rampa, sempre com foco na segurança dos praticantes da atividade e das pessoas que gostam de assistir.
Um exemplo do movimento registrado no local foi a presença de 78 pilotos na rampa no último sábado, dia 31 de janeiro. “Foi um fim de semana comum, sem feriado ou data especial e o fiscal da associação registrou a presença deste grande número de pilotos”, disse Costa.
Em uma próxima etapa está prevista a cessão da área pública para o Clube, que vai regulamentar o uso da rampa, com exigências que já acontecem, mas que passarão a ser oficiais, como documentação necessária para o voo e uso de equipamento de segurança. “Isso vai passar a ser nossa responsabilidade. Vamos organizar a prática da atividade e manter a segurança”, informa Costa.
O Clube São Pedro de Voo Livre tem hoje aproximadamente 200 associados. Outras informações sobre a prática da atividade podem ser obtidas no site da entidade: www.cspvl.com.br