[caption id="attachment_4863" align="alignnone" width="300"] Turma que fez o curso em 2014[/caption]
Estimulado pelos resultados promissores de 2014, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) SP, em conjunto com o Sindicato Rural de Charqueada e a Prefeitura de São Pedro, vai realizar em 2015 nova ação voltada aos produtores rurais. O programa Turismo Rural – agregando valor à propriedade - será desenvolvido com nova turma a partir deste mês.
A atividade terá início no dia 25 de fevereiro, quando acontece, às 18h, no Museu Gustavo Teixeira, uma palestra de sensibilização sobre o Programa de Turismo Rural aberta a todos os interessados em participar do curso que em 2014 reuniu um grupo de empresários rurais e proprietários de áreas que identificaram e implantaram negócios voltados ao turismo em São Pedro.
Nas aulas são abordados temas como oportunidade e gestão de empreendimentos, atrativos turísticos do meio rural, meios de hospedagem e meios de alimentação. Os participantes recebem orientações para preparar as propriedades rurais com a intenção de receber turistas, criar pontos de venda de produtos de origem artesanal, além de outros temas. O curso tem 240 horas e no final os participantes recebem um certificado de capacitação em turismo rural.
Os interessados em participar das atividades em 2015 devem levar os documentos, no dia 25, ao Museu Gustavo Teixeira. As inscrições serão realizadas após a palestra e o número de vagas é limitado.
Eduardo Bettin, instrutor do Senar, diz que a crescente demanda do segmento, aliada à vocação turística da região, gera a necessidade de capacitação dos produtores rurais para a criação de outros negócios de turismo no meio rural.
A secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, destaca a vocação de São Pedro para o turismo rural, evidenciada com algumas ações já desenvolvidas em 2014 ao longo do curso. “Ter o Senar como parceiro é de fundamental importância para desenvolver esta atividade”, afirmou.
NOVOS MÓDULOS - A secretária de Turismo também informou que serão oferecidos este ano novos módulos como complementação para os que fizeram o curso em 2014.