Retorno, exposição de fotografias de José Walter Taborda, vai abrir a programação comemorativa aos 134 anos de São Pedro, no dia 20 de fevereiro. A abertura acontece às 20h, no Museu Gustavo Teixeira, com apresentação de música instrumental brasileira pelas musicistas Luiza Kato (flauta transversal) e Sandra Golinelli (piano).
Natural de São Pedro e advogado por formação, Taborda sempre foi um admirador de arte, música e fotografia. Autodidata, aprimorou o conhecimento na chamada fotografia “fine art” ao retratar animais, natureza e assuntos específicos como viagens e situações de cunho social.
“Entendo a fotografia como arte e que cada foto deve contar uma história que ‘toque’ de alguma maneira o observador. Tem que vir da alma cada trabalho efetuado e mostrar um pouco do meu trabalho em São Pedro é extremamente importante pois minha amada cidade faz parte de minha história e cultura”, declarou Taborda.
IMPULSO ARTÍSTICO - A fine art pode ser definida como a fotografia feita puramente por impulso artístico e estético, em oposição à fotografia feita com objetivo documental ou publicitário. Conquistando cada vez mais espaço nas coleções particulares, na decoração, na exibição em museus e galerias, entre outros, este estilo é considerado um novo conceito, com valorização da arte fotográfica no seu interesse estético, artístico, cultural, com tratamento adequado, impressão rigorosa das imagens com papéis e tintas próprios, a montagem dos materiais para a melhor conservação - tudo para a melhor apresentação e mais duradoura exibição das imagens que serão uma forma de expressão do fotógrafo e do proprietário que adquire a obra fotográfica.