O Conselho Municipal de Saúde fará uma reunião extraordinária no próximo dia 19 de maio, terça-feira, às 17h30, no Museu Gustavo Teixeira, para tratar da 7ª Conferência Estadual de Saúde, evento que vai abordar temas como direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação Público-Privado; gestão do SUS e modelos de Atenção à Saúde, Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS e reformas democráticas e populares do Estado.
Na última reunião do Conselho, realizada no dia 7 de maio, os conselheiros abordaram temas como a implantação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), o atendimento na Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde) e outros assuntos relacionados à rede municipal de saúde.
A secretária da Saúde Miriam de Souza disse aos conselheiros que entre as metas da pasta está melhor gerenciamento das demandas da população para melhorar a qualidade da saúde.
Sobre as obras da saúde em andamento, Miriam explicou que os atrasos nos repasses de verba federal estão adiando a conclusão das reformas, ampliações e construções de prédios, mas o município está aplicando recursos próprios para que estes prédios sejam terminados.
Quando as obras físicas estiverem concluídas e o sistema estiver integrado, todos os pacientes terão prontuário disponível on line. Independente do lugar em que ocorrer a consulta, todo seu histórico médico estará registrado e poderá ser consultado. O sistema prevê também a marcação de consultas com especialistas, de exames e outros serviços a partir da unidade em que o paciente é atendido.
QUALIFICAÇÃO – Parceria estabelecida entre a Casa da Agricultura de São Pedro e a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), com apoio da Prefeitura de São Pedro e da Cooperativa dos Produtores Agropecuários de São Pedro, realiza no próximo dia 9 de junho o curso Tecnologia e Boas Práticas de Fabricação de Queijos. Considerado uma espécie de “pós-graduação” para os produtores de queijo, o curso vai abordar tanto a parte teórica como a prática na produção do queijo minas frescal e do camembert. Há 20 vagas disponíveis para produtores de São Pedro e os interessados devem procurar a Casa da Agricultura. O telefone é o (19) 3481-1151.
A qualificação obtida com este e outros cursos realizados em parceria da Casa da Agricultura e da Prefeitura de São Pedro é requisito para que os produtores se adequem às regras que passam a vigorar com a implantação do SIM. O sistema será implantado com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, queijo, ovos e mel, produzidos no município.