[caption id="attachment_6932" align="alignnone" width="260"] Imagem em negativo feito com a técnica do pinhole[/caption]
[caption id="attachment_6933" align="alignnone" width="260"] Imagem feita com a técnica do pinhole[/caption]
Uma oficina gratuita de pinhole, a “câmera alternativa” que consiste no processo de produção de imagem fotográfica a partir de materiais não convencionais, será realizada pela Coordenadoria de Cultura no dia 11 de julho, próximo sábado. As inscrições devem ser feitas antecipadamente no Museu Gustavo Teixeira.
A palavra inglesa
pin-hole ou
pinhole (buraco de agulha/alfinete) foi usada para designar um tipo de câmera que pode ser facilmente construída com um recipiente no qual a luz penetre somente por meio de um pequeno orifício. Na parede contrária ao orifício é colocado um papel fotográfico, sobre o qual a imagem é projetada e se fixa de forma "negativa".
Nesta oficina, a ideia principal é a de trabalhar o processo fotográfico e os princípios básicos da fotografia, mas a proposta inclui também uma relação com a cidade e com arte postal, uma vez que os alunos deverão escolher uma de suas imagens produzidas para enviarem, como cartão-postal, para os alunos da próxima cidade onde o projeto se realizará, promovendo assim um intercâmbio entre alguns dos habitantes dos municípios envolvidos.
O cartão-postal deverá conter também um pequeno texto falando sobre a cidade. Todas as imagens produzidas e os textos dos postais serão publicados no blog do projeto.
Outras informações sobre a oficina podem ser obtidas pelo telefone 3481-9205.