Com representantes das secretarias municipais de Educação de Águas de São Pedro, Charqueada, Rafard, Piracicaba, Elias Fausto e São Pedro, foi realizada na quinta-feira, 3, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro, a oficina PAR (Plano de Ações Articuladas) com o principal objetivo de esclarecer dúvidas sobre a nova plataforma desta ferramenta de planejamento para as secretarias municipais e estaduais de Educação.
A oficina cumpre determinação da Undime/SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), entidade que tem a missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação em torno da qualificação da educação pública.
A secretária municipal de Educação de São Pedro, Cleia Rivero, que também é presidente do polo 33 da Undime, destacou a importância dos encontros, que permitem importante troca de experiência entre os municípios. “Com esta troca de informações, podemos resolver problemas comuns”, disse. Para a secretária de Educação de Águas de São Pedro Scheila Classere, vice-presidente da Undime, o encontro é importante por garantir oportunidade de apoio entre os municípios.
O PAR é uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das redes públicas de ensino.
O planejamento é também ferramenta fundamental para orientar o repasse de recursos do Estado e União para os municípios.