Será implantado em fevereiro um sistema de telefonia automatizado na Prefeitura de São Pedro. O atendimento eletrônico vai funcionar no número 3481 9200 e a pessoa que ligar terá como opção redirecionar a ligação para setores específicos, como Obras, Educação, Saúde ou Turismo, por exemplo. O munícipe também tem a opção de ligar diretamente para o setor. Os números podem ser consultados no site da Prefeitura ()
A automatização é mais uma etapa das mudanças implantadas no município no sistema de telefonia e rede de dados. A instalação de vários equipamentos já garantiu a integração entre todos os setores do município com o uso de 20 km de fibra ótica e mais de 400 pontos distribuídos.
Uma das consequências da implantação deste sistema é a diminuição de custos e a melhoria no atendimento e na comunicação com a população. A instalação do sistema também facilita a comunicação entre todos os prédios do município.
Também é por meio do sistema de fibra ótica que foi implantado todo o sistema de alarme e monitoramento de prédios públicos e a Central de Monitoramento, que possui mais de 400 câmeras instaladas em vários pontos da cidade com o objetivo de reforçar a segurança pública.
Desde que o sistema começou a ser implantado, só na telefonia, a redução dos custos é de aproximadamente 80%. A fibra ótica permite também que as ligações entre os departamentos da Prefeitura sejam feitas via ramal. Cada funcionário público tem uma senha que permite identificar todas as chamadas realizadas e inibe o uso indiscriminado.
A interligação também alterou a rotina do Departamento de Recursos Humanos, já que todos os relógios-ponto, acionados por biometria, passaram a ser integrados.
Na área da saúde, a estrutura também garantiu melhorias significativas, como o prontuário eletrônico. “Hoje, quando o paciente é atendido, o médico pode consultar todo seu histórico de atendimento e de exames na rede”, conta a gerente da Atenção Básica, Selma Milani. A interligação gerou outras facilidades, como o agendamento de consultas com especialistas e exames na própria unidade de saúde, além da retirada de medicamentos básicos também na unidade. “Hoje todo o controle do estoque é informatizado”, destaca Selma.
A fibra abriu caminhos ainda na Educação, com a implantação de um software que permite maior integração entre professores, alunos e pais. Agora, os pais, após o cadastro de uma senha, têm acesso ao boletim dos alunos pelo computador ou celular.
No Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), além de monitorar os prédios, o sistema de vídeo permite também verificar de maneira remota o nível dos reservatórios de água.