Oferecer atrações para toda a família, mantendo a boa fama de um Carnaval em que crianças e famílias dividem espaço com a animação dos jovens é objetivo da Prefeitura de São Pedro para o Carnaval 2019. Serão quatro dias de folia, entre os dias 2 e 5 de março, sempre na Praça da Matriz. A programação inclui shows com banda Vision ao vivo, todas as noites, duas matinês – no domingo e na terça - o tradicional desfile de blocos no dia 3, domingo, e uma abertura com a escola de samba Acadêmicos dos Piratas.
A decoração deste ano tem como tema o Frevo, dança nordestina que é Patrimônio Cultural Imaterial não apenas no Brasil, mas reconhecida também pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ivan Teixeira, diretor de Arte da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, responsável pelo planejamento e execução da decoração, explica que escolheu o Frevo “por seu valor cultural e clara identificação com o Carnaval brasileiro, mas também porque as cores são vivas e alegres, deixando nossos ambientes mais coloridos e festivos. Para o Parque Maria Angélica, escolhemos como tema as fantasias infantis pela grande identificação das crianças com o local”.
O desfile de blocos, no dia 3, domingo, começa às 21h. São quatro os blocos inscritos: Hotel São João, ADRS, Ranchão e Junto e Misturado. Após o desfile no entorno da praça, começa a apresentação da banda ao vivo, com previsão para início às 23h.
SEGURANÇA – O reforço na segurança é outra prioridade. Em janeiro, aconteceu em Piracicaba uma reunião entre a Prefeitura de São Pedro e o Comando operacional das forças policiais na região, para definir as estratégias de segurança que garantirão a todos um Carnaval bastante seguro.
Como acontece todos os anos, também serão contratados seguranças particulares e instalado um sistema de monitoramento, tudo para garantir a segurança dos foliões. Há ainda um decreto que estabelece regras, como por exemplo, a proibição de bebidas em garrafas de vidro, uso, porte e comércio de espumas, serpentinas, tinta de cabelo e quaisquer produtos em aerosol (sprays), além do narguilé. “Como nos outros anos, vamos fazer o transbordo para recipientes de plástico de bebidas. Quem chegar com garrafas ou copos de vidro será impossibilitado de entrar com as bebidas dentro das áreas limitadas para a realização do Carnaval”, destacou a secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia. “As espumas e serpentinas são inflamáveis. Sabemos que as crianças, principalmente, adoram, mas queremos um carnaval tradicional, sem ocorrências e seguro”, reforçou.
AGENDA – CARNAVAL 2019 – SÃO PEDRO