O Projeto Museu na Escola, inspirado no tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) realizou uma atividade piloto na Emeb Ricarda de Paiva de Lima Berzin. A ação, feita em parceria com a Secretaria de Educação, faz parte da Semana Nacional de Museus, realizada em maio em todo o país e que tem como proposta discutir o papel dos museus como centro emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos relacionados à cultura.
Para despertar nos alunos interesse pelo Museu, no caso específico o Museu Gustavo Teixeira, a atividade realizada na Emeb Ricarda com alunos do 7º ano levou ao local dois “personagens” importantes da cultura da cidade: o próprio Gustavo Teixeira, e Maria, uma senhora que faz bordados.
Depois de apresentarem-se aos alunos, os personagens reuniram os estudantes em grupos e mostraram objetos para que eles respondessem perguntas sobre sua origem, utilidade, importância e período.
Alguns dos objetos mostrados, como o mata-borrão, por exemplo, foram vistos como verdadeiros enigmas pelos estudantes, que também avaliaram cartões-postais, uma câmera Rolleiflex, uma amostra de bordado e uma caneta bico de pena.
Também foram realizadas conversas temáticas com os alunos sobre o bordado e leitura de poesias de Gustavo Teixeira.
Idealizadora do projeto, a coordenadora de Cultura Sandra Golinelli explica que a proposta é realizar a atividade, que tem a coordenação de Ana Torrejais e a participação da contadora de histórias Natália de Melo, em outras escolas.
“O mais importante neste projeto é salvaguardar e valorizar a história de São Pedro, que se insere em um contexto regional abrangente e inscrito no universo simbólico da cultura caipira a sertaneja”, destaca Sandra.