O VI Curso Estadual do Programa Agita São Paulo, programa que tem como meta principal o estímulo à atividade física, reúne 518 profissionais de 219 municípios em São Pedro nos dias 29, 30 e 31 de julho.
Da abertura do evento, realizado no Hotel Colina Verde, participaram a secretária de Saúde de São Pedro, Miriam Souza, o diretor do DRS (Departamento Regional de Saúde)-X, Hamilton Bonilha; Vitor Matsudo, coordenador-geral do Agita São Paulo; José da Silva Guedes, do Agita Mundo; Carlos Alberto Robles, gerente de Educação Física da Fundação Casa e Zé Maria, ex-jogador do Corinthians.
O treinamento é promovido pelo Programa Agita São Paulo, que existe desde 1996 e já produziu resultados positivos na diminuição do sedentarismo e na economia de verbas para o tratamento de doenças decorrentes desse estilo de vida.
Estimativas do programa indicam economia de mais de US$ 310 milhões pelo Estado de São Paulo. As mensagens do Agita alcançam todos os anos 36 milhões de pessoas. O programa é pioneiro da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com a coordenação do Celafiscs (Centro de Estudos da Atividade Física de São Caetano do Sul).
A mensagem central do Agita São Paulo segue recomendação do CDC - Centers for Disease Control and Prevention e do ACSM - American College of Sports Medicine, que indica que todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia em pelo menos 3 dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada.