A participação, em abril, em uma oficina da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizada no Engenho Central, em Piracicaba, sobre combate e prevenção às queimadas, garantiu a São Pedro o kit estiagem. Os 5 abafadores, 2 bombas costais, 5 óculos de proteção, 5 facões, 5 luvas de raspa, 5 cantis de água, 2 lanternas e 2 enxadões são destinados a ações de combate a incêndios florestais.
Além de ser um critério para garantir o kit, a participação nessas oficinas garante pontuação para o Programa Município Verde Azul. O material também foi recebido pelo município em 2017.
Participaram das oficinas os integrantes da Brigada civil, coordenada em São Pedro por Reginaldo Soares. A ação promovida pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil trata de assuntos relacionados às épocas de chuvas e estiagens. Da oficina realizada em Piracicaba,no dia 25 de abril, participaram 6 funcionários da Prefeitura de São Pedro, que tiveram aulas teóricas e práticas, desta vez sobre prevenção de queimadas.
As oficinas integram o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, denominado Operação Corta Fogo, criado pelo governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB). A Operação envolve e articula a ação de diversos órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).
São quatro programas integrados e complementares: prevenção, controle, monitoramento e combate.
Outros critérios cumpridos pelo município para receber o material foram legislação sobre a criação da Coordenadoria de Defesa Civil, capacitação para os brigadistas, entre outros.