Somente no 1º semestre de 2019 foram recolhidas 38 toneladas de materiais inservíveis; Alpes terá uma ação especial neste semestre
Neste sábado, dia 31, o programa Catacacareco vai recolher materiais inservíveis como sofás e móveis antigos, geladeiras e outros itens que não podem ser descartados no lixo comum ou na coleta seletiva nos bairros Botânico I, II e 1000, Campos do Botânico, Chácaras Bela Vista, Horto Florestal, São Dimas, São Tomé e Residencial São Pedro.
Muitos moradores do bairro Alpes das Águas pediram a ação e a equipe do Setor de Vetores da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social agendaram uma ação especial no dia 7 de setembro.
A ação, que envolve as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, Obras e Educação, tem um importante papel no combate à dengue, já que muitos destes objetos acumulados nas casas podem transformar-se em criadouros. A ação integra o Plano de Educação Ambiental, que tem a implantação da coleta seletiva de lixo na cidade entre suas medidas efetivas.
Além da coleta pelo Catacacareco, o Ecoponto, localizado no bairro São Dimas, também recebe até 1 metro cúbico por pessoa no mês sem nenhum custo, diretamente no local.
No primeiro semestre deste ano, foram recolhidas 38 toneladas de material. Contabilizados os números desde a primeira ação, em 2014, o volume chega a 323 toneladas.
Os organizadores pedem a colaboração da população para deixar o material que precisa ser recolhido na calçada e lembram que não podem ser descartados itens como resto de construção civil, lixo orgânico e material que pode ser encaminhado para a coleta seletiva, como plástico, alumínio, vidro e metal.
CRONOGRAMA – O cronograma continua em setembro, no dia 28, quando serão atendidos Jardim Cássio Paschoal Padovani, Jardim São Pedro, Recanto das Águas, Santa Mônica, São Judas, Vila Baltieri e Vila Pindanga. No dia 19 de outubro será a vez dos bairros Cidade Jardim, Dorothea, Jardim Bela Vista, Jardim Itália, Jardim Navarro, Mariluz I, II e III, Nova Estância, Novo Horizonte e Vila Rica. Fechando o ano, a última ação acontece no dia 23 de novembro, atendendo os bairros Bela São Pedro, Colinas de São Pedro, Mirante, Nova São Pedro I e II, Theodoro Souza Barros, Vila Estela, Vila Helena e Vila Olinda.