O prefeito Helinho Zanatta fez o plantio de uma muda de ipê rosa na quarta-feira, dia 4, na praça Professora Zaida Ferraz do Amaral, localizada ao lado da Prefeitura de São Pedro. O plantio, acompanhado da coordenadora de Meio Ambiente, Waleska Del Pietro, da assessora Estela Prado e do presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São Pedro e região, Eric Storani, foi para simbolizar o plantio de 300 mudas doadas pelo Crea-SP à Prefeitura de São Pedro como compensação pela emissão de carbono ocorrida durante evento realizado pelo Crea no último fim de semana em São Pedro, com a participação de 200 presidentes de associações de engenheiros de diversas cidades do Estado de São Paulo.
A coordenadora de Meio Ambiente informou que as mudas doadas serão plantadas nos bairros Nova Aurora e Santa Rosa e passam a integrar cronograma de plantio programado pela Prefeitura de São Pedro em vários bairros.
PRESERVAÇÃO – Outra ação que garantiu mudas para São Pedro foi a realizada pela Agência de Bacias PCJ em conjunto com a Política de Mananciais dos Comitês PCJ. A partir de um estudo ambiental de propriedades que fazem parte das microbacias do Córrego Boa Vista, em Charqueada, e do Córrego Água Branca, em São Pedro, foi proposto a restauração ecológica de 222 hectares que envolvem a recomposição de Áreas de Preservação Permanente, nascentes e reserva legal. Para isso serão plantadas, nos dois municípios, 500 mil árvores.