Kits são um estímulo ao acompanhamento pré-natal em consultas e palestras
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Pedro, Carmen Lúcia Zanatta, entregou nesta segunda-feira à secretária da Saúde e interventora do Hospital São Lucas de São Pedro, Miriam Souza, enxovais para serem distribuídos às gestantes do município.
O kit é formado por um pacote de fraldas, toalha de banho, lenço umedecido, toalha de boca, lençol de berço, manta/cobertor, escova e pente de cabelo para bebê, bodys e mijões, pares de meia, touca e sapatinhos de tecido. O material, entregue em uma bolsa feita especialmente para o projeto Nascer Bem, é entregue às gestantes que participam de pelo menos sete consultas e cinco encontros realizados no pré-natal.
A secretária de Saúde explica que o principal objetivo do Nascer Bem é envolver as gestantes, com destaque para a importância de participação no pré-natal e todo acompanhamento ao longo da gestação. “Neste projeto são realizadas ações educativas que envolvem a saúde como um todo. São abordados temas relacionados à saúde bucal, ginecológica, orientações da fonoaudióloga e os cuidados que a gestante deve ter com o seu corpo antes, durante e após a gestação”, avisa.
Nos encontros, as gestantes recebem orientações quanto à importância do pré-natal e outras informações de saúde que estimulam o fortalecimento do vínculo materno infantil e oferecem maior tranquilidade nesta importante fase da vida familiar.
Entre os temas abordados estão vantagens do aleitamento materno, fatores nutricionais e imunológicos do leite materno, planejamento familiar, cuidados com o recém-nascido, cuidados corporais da gestante e do recém-nascido, acompanhamento gestacional, vacinação e saúde bucal na gestação.
AÇÃO INTEGRADA – Além do kit feito pelo Fundo Social de Solidariedade, as gestantes recebem também um “amigurumi” – boneco feito de crochê que segundo uma antiga tradição japonesa tem a propriedade de atrair boa sorte, proteger e dar segurança a seus proprietários. Os bonecos são confeccionados pelo grupo Aranhas do Crochê, da UBS do bairro Alpes das Águas.