Previsão para Domingo
16 OUT 2019
Turismo de São Pedro ganha impulso extra com inauguração de dois parques

Um terceiro atrativo em área que foi concedida pelo DNPM, deve ser inaugurado até o fim do ano pela Prefeitura

A emoção que marcou as inaugurações do Parque Marcelo Golinelli e do Parque Municipal de Voo Livre Celso Gonçalves da Fonseca no último fim de semana evidenciou não apenas a história ligada ao turismo dos dois homenageados nos locais públicos, mas a importância destes atrativos turísticos no desenvolvimento do setor. Juntos, os atrativos representam investimentos de R$ 1,5 milhão, vindos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

O prefeito Helinho Zanatta destacou que as áreas inauguradas representam desenvolvimento para o município e são frutos de “insistência, persistência e boa gestão”. Para ele, os atrativos passam a preencher lacunas que sempre estiveram no foco de sua administração. “Trabalhamos a favor da população e para fazer todas as ações indicadas pela Agenda 2025, que começou a ser desenhada em 2013, com grande envolvimento da sociedade”, afirmou. Ele também agradeceu o empenho da Câmara Municipal pelo trabalho em prol da população e informou que um novo parque, o Ernesto Baltieri, localizado em área de aproximadamente 40 mil metros quadrados que foi concedida ao município, deve ser inaugurado em dezembro.

Na sexta-feira, na inauguração do Parque do Voo Livre, Gláucio Bacchin,  presidente do Clube do Voo Livre, entidade que será responsável pela administração do local,disse que a inauguração representou a concretização de um sonho de muito tempo da comunidade do voo livre. “Este espaço não será exclusivo do voo livre. Vamos trabalhar para fazer a integração com outras atividades como os clubes de jipe, bike e motocross, além da comunidade e dos turistas, que podem usar este local para contemplação”, afirmou.

A secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, destacou que São Pedro é a única cidade da região turística da Serra do Itaqueri, composta por 13 municípios, a oferecer o voo livre. “É um diferencial que vai atender não apenas aos pilotos e admiradores desta prática esportiva, mas também aos turistas e são-pedrenses, que podem usar o local para contemplação e observar toda essa beleza da natureza que cerca a cidade”, afirmou.

Clarissa disse também que as revitalizações nos parques atendem a demanda identificada em pesquisa realizada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que indicou que 88% dos turistas escolhem a cidade estimulados por características da natureza. “Essas reformas contemplam as propostas do Plano Diretor de Turismo e da Agenda 2025. Nossa Estância tem grande vocação para o turismo de natureza e esses parques estão entre os principais atrativos”.

EFICIÊNCIA – O vice-prefeito e diretor-presidente do Saaesp, Thiago Silva, destacou nas inaugurações que os atrativos reforçam a vocação turística de São Pedro. “Essas inaugurações são fruto de um governo eficiente e fazem São Pedro ser reconhecida nacionalmente”, afirmou, destacando também a liderança do prefeito Helinho Zanatta. “Nestes anos trabalhando ao lado do prefeito, me sinto agraciado em aprender tanto com ele. São Pedro nunca teve uma liderança como ele e hoje somos cidadãos melhores graças a todos seus ensinamentos sobre gestão e sobre a vida”.

O vereador Du Sorocaba, que falou em nome do Legislativo na inauguração de sexta-feira, disse que a obra “alavanca o turismo e colabora para que o município se consolide como referência regional”.

O presidente da Câmara, Cássio Capellari, destacou que a inauguração do Parque Marcelo Golinelli é o resultado colhido por uma administração que tem planejamento e trabalho. “São 7 anos sem parar”, afirmou.

HOMENAGEADOS – Marcelo Golinelli  e Celso Gonçalves da Fonseca têm em comum o fato de serem considerados visionários. Marcelo desenvolveu muitas ações voltadas ao turismo e Celso lutou bastante para a implantação do voo livre. Emocionadas, as famílias dos homenageados falaram sobre a trajetória de cada um e agradeceram pelas homenagens prestadas.

ESTRUTURA - O Parque Municipal de Voo Livre “Celso Gonçalves Fonseca” está localizado na rampa leste no alto da serra. O local tem um mirante no piso superior, lanchonete, sanitários masculino, feminino e acessível, além de sala para administração com varanda e pergolado no piso inferior.  O investimento foi de aproximadamente R$ 660 mil.

Os R$ 850 mil destinados ao Parque Marcelo Golinelli, localizado em frente ao Parque do Cristo, garantiram reconstrução de deques danificados por incêndio, além de construção de mais um deque, reforma e construção de novos quiosques, melhorias nas trilhas de caminhada, paisagismo, iluminação e monitoramento por câmeras.

16/10/2019
Turismo de São Pedro ganha impulso extra com inauguração de dois parques