Somente este ano foram recolhidas 60 toneladas de materiais inservíveis
Neste sábado, dia 23, acontece a última ação deste ano do programa Catacacareco. Os bairros atendidos serão Bela São Pedro, Colinas de São Pedro, Mirante, Nova São Pedro I e II, Theodoro de Souza Barros, Vila Estela e Vila Helena.
Neste ano de 2019, foram recolhidos 60 toneladas de material nas ações do programa. As equipes irão recolher materiais inservíveis como sofás e móveis antigos, geladeiras e outros itens que não podem ser descartados no lixo comum ou na coleta seletiva.
A ação, que envolve as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, Obras e Educação, tem um importante papel no combate à dengue, já que muitos destes objetos acumulados nas casas podem transformar-se em criadouros. A ação integra o Plano de Educação Ambiental, que tem a implantação da coleta seletiva de lixo na cidade entre suas medidas efetivas.
Além da coleta pelo Catacacareco, o Ecoponto, localizado no bairro São Dimas, também recebe até 1 metro cúbico por pessoa no mês sem nenhum custo, diretamente no local.
Os organizadores pedem a colaboração da população para deixar o material que precisa ser recolhido na calçada e lembram que não podem ser descartados itens como resto de construção civil, lixo orgânico e material que pode ser encaminhado para a coleta seletiva, como plástico, alumínio, vidro e metal.