Responsáveis pela condução da saúde em Hortolândia, a secretária municipal Mary Guiomar de Almeida, a gerente de regulação Andrea Andrade e o diretor de Vigilância em Saúde, Antonio Stivalli, visitaram na terça-feira, dia 14, o Hospital Beneficente São Lucas, a Santa Casa de São Pedro.
Recebidos pela secretária municipal de Saúde e interventora do hospital, Miriam Souza, pelo coordenador da Atenção Básica, Leandro Sanches e pela administradora do hospital Rosaine Villar, o grupo conheceu a estrutura da unidade de saúde. “Fiquei encantada. É um trabalho de muita responsabilidade”, disse Mary, que veio a São Pedro para saber também mais detalhes da gestão do hospital, considerada referência na região.
Outro fator que chamou a atenção do trio foi o fato das dependências destinadas ao SUS serem exatamente as mesmas dos serviços oferecidos a particulares ou convênios. “É o que preconiza o SUS”, disse Stivalli.
Hortolândia e São Pedro têm tamanhos diferentes – a cidade próxima a Campinas tem população estimada em 230 mil pessoas e três UPAs em funcionamento, mas várias demandas em comum, como as cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas e o tamanho do hospital, ambos com 60 leitos.
“Os dois municípios possuem um hospital do mesmo porte, porém os resultados das ações fizeram bastante diferença. Viabilizamos e otimizamos o centro cirúrgico e as equipes cirúrgicas contratadas pelo hospital para prestação de serviços. Esse modelo de gestão também despertou o interesse da equipe de saúde de Hortolândia”, destacou a secretária Miriam.
Após a visita, representantes dos municípios devem voltar a se encontrar para discutir parcerias e prestação de serviços.