O decreto municipal estabelece medidas que já estão em vigor, como a suspensão das oficinas realizadas pela Coordenadoria de Cultura, Cras e as aulas da Coordenadoria de Esportes e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade. Atendimentos odontológicos, com exceção dos serviços de urgência, também estão suspensos.
Nos serviços oferecidos no CER (Centro Especializado em Reabilitação), a medida adotada pela Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social para combater a disseminação do vírus foi deixar os atendimentos com um intervalo maior entre um e outro, sempre para evitar a aglomeração de pessoas, como na sala de espera, por exemplo.
Para órgãos ou entidades autônomos, setor privado e agremiações religiosas, fica recomendada a suspensão das atividades e ao setor privado de entretenimento (teatros, cinemas, casas de espetáculo, clubes etc), a recomendação é para que mantenham os estabelecimentos fechados por até 30 dias.
Há ainda a suspensão em todo o território municipal de eventos de grande aglomeração de pessoas, em caráter público ou privado, que superem o número de 100 participantes.
O decreto 6.905, também de segunda-feira, criou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. Formado por representantes do Gabinete do Prefeito, das Secretarias de Governo, Saúde e Desenvolvimento Social; Educação; Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos; Justiça e Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, o comitê vai se reunir diariamente para avaliar a situação no município e sugerir mudanças, quando necessário.
REFORÇO NA PREVENÇÃO - Além do decreto, outras medidas foram adotadas, como treinamento específico para as equipes de saúde e outros setores da Prefeitura e o preparo de seis leitos para isolamento, caso necessário para os casos mais graves.
Equipes das secretarias também vão visitar entidades privadas como estabelecimentos comerciais, clubes e academias para pedir a colaboração de todos.