Anunciada na sexta-feira, dia 4, a classificação das regiões no Plano São Paulo, que prevê a reabertura gradual das atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus, mantém a região de Piracicaba, da qual São Pedro faz parte, na fase amarela. Com esta classificação, são permitidas atividades como o funcionamento de bares, restaurantes, comércio e outras atividades não essenciais. O governo também prorrogou a quarentena pela décima vez e o Estado segue sob restrições até o dia 19 de setembro.
Em São Pedro, a medida vai gerar alterações práticas, como a volta do atendimento presencial em alguns locais públicos a partir do dia 8, porém, com protocolos sanitários.
Voltam a atender presencialmente os departamentos que funcionam no Paço Municipal, a Coordenadoria de Esportes e Lazer e as secretarias de Turismo e Obras. A orientação é para que os munícipes dirijam-se aos locais apenas em caso de extrema necessidade. O atendimento virtual por email e WhatsApp continua ativo e é o mais recomendado.
Os atendimentos presenciais na Biblioteca Municipal, Museu Gustavo Teixeira e PAT continuam suspensos até que sejam definidos os protocolos sanitários para estas áreas.
Na próxima semana também serão definidos os protocolos para o retorno das atividades presenciais na Feira do Produtor, Feira de Artes e Artesanato e parques municipais. Para o funcionamento destes locais serão estabelecidas medidas como uso obrigatório de máscaras, distanciamento, higienização, definição de áreas que serão liberadas e placas de orientação, entre outras medidas.
SITUAÇÃO NO ESTADO – Com o anúncio feito na sexta-feira, 95% da população do Estado de São Paulo está na fase amarela de classificação do plano.
Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, Registro e São José do Rio Preto passaram da fase laranja para amarela. A única região que regrediu foi Ribeirão Preto que passou da fase amarela para laranja. O Estado permanece sem nenhuma região na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização econômica.
O governador João Doria disse que apesar dos dados positivos, é preciso manter os cuidados. “Essa tendência de regressão da pandemia vem se mostrando consistente, mas não significa que temos que baixar a guarda. Estamos em quarentena e precisamos ter cautela e cuidado”, alertou.
Às vésperas do feriado da Independência, o governador informou também sobre a prorrogação da quarentena em todo o Estado até 19 de setembro. “Neste feriado, redobre os cuidados com você e com sua família. Oriente aqueles que relutam em usar máscara, sobre o distanciamento social e não faça aglomerações”, destacou Doria.
Autoria: Prefeitura de São Pedro