Iluminação pública é o tipo de serviço que tem importância ressaltada quando falta. A realidade dos moradores do Vista Alegre durante muito tempo foi a convivência com esta falta e todas suas implicações, como insegurança ou horário ideal para entrar e sair da própria casa, mas a situação mudou na semana passada, quando foram instalados os braços de luz no bairro.
Adauto Donizete de Souza, morador há 7 anos do Vista Alegre com a esposa e dois filhos, comemora a iluminação. “É uma vitória, ficamos bem contentes com esta melhoria na infraestrutura do bairro”, disse. Para ele, a principal dificuldade causada pela falta de iluminação é o deslocamento. “Para sair ou voltar do trabalho era muito escuro”, lembra.
Ivani e Israel Flor, moradores do bairro há dois anos, também comemoraram a iluminação. “Deu outra cara ao bairro”, disse Ivani. Ela também relata a principal dificuldade da falta de luz. “Eu não tenho mais criança pequena, mas para quem tem, é muito difícil andar a pé, no escuro e com as crianças”, afirmou. “É uma conquista maravilhosa”.
A instalação de braços de luz no bairro Vista Alegre faz parte de mais uma etapa do Projeto Luz para São Pedro. Desta vez serão instalados mais de 500 pontos nos bairros Prainha, Nova São Pedro 1, Vista Alegre, Colinas de São Pedro, Nova São Pedro I, Nova São Pedro II, Bela São Pedro, Nova Aurora, Portal das Flores, Vale do Sol, Recanto das Águas, Praia Branca, Chácara Camargo e avenida Camélia Borges Narciso, além de alguns pontos específicos do município. Os investimentos municipais nesta ação são de R$ 292 mil.
Desde 2014, já foram instalados mais de 5 mil braços de luz em 30 bairros de São Pedro, com investimentos que ultrapassam os R$ 2,5 milhões.
O Programa Luz Para São Pedro, parceria da Prefeitura de São Pedro e da CPFL, é o maior projeto em iluminação pública implantado no município. O prefeito Helinho Zanatta destaca que a questão foi identificada na elaboração da Agenda 2025 e desde então foram feitas ações para implantar o serviço em vários pontos da cidade. “È muito importante para reforçar a segurança e diminuir índices de criminalidade, além de incentivar o turismo, comércio e lazer noturno”, disse.
BAIRROS ATENDIDOS –Além dos bairros atendidos nesta etapa já foram contemplados desde 2014 Cachoeira Samambaia, Chácaras São Paulo, Recanto dos Reis, Sítio Boa Vista, Chácaras Floresta Escura 1 e 2, Alpes das Águas, Colina de São Pedro, Águas Claras, Chácaras do ABC, Chácaras Nova Aurora, Estância Giocondo, Jardim Primavera, Nova São Pedro I e II, Santa Rosa, Sulfurópolis, Vertente das Águas, Chácaras Camargo 1 e 2, Mirante de São Pedro, Estrada do Thermas, Estância Acapulco, Chácaras Limoeiro, Santa Eulina, Chácaras Portal da Serra, Chácaras Paraíso das Águas e Loteamento Santana.