Os atletas Kaique Lyotinho e Leonardo Oliveira vão participar do Campeonato Mundial de Jiu jitsu CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo) como representantes de São Pedro. A competição, marcada para o início de dezembro, será realizada em Campinas.
Os dois colecionam títulos. Kaique, 23 anos, treina em São Pedro, no Centro de Treinamento Gilliarde Lima, e já foi campeão sul-americano, vice-campeão brasileiro, campeão estadual e terceiro colocado no Mundial do ano passado. Também passou um período em Portugal e esta será sua competição de estréia com a faixa preta e em nova categoria, a dos pesos leves até 76 kg.
Leonardo, 21 anos, campeão brasileiro Jiu jitsu CBJJE 2018, bicampeão mundial sem kimono CBJJE e 3º lugar mundial CBJJE, da categoria peso médio, é faixa marrom pela equipe Alliance.
Os atletas participam da competição como representantes de São Pedro e apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Esportes e Lazer. “É mais uma participação importante de atletas de São Pedro em competição de grande destaque”, afirma o coordenador de Esportes e Lazer, Claudinei Arruda.
Leonardo começou a treinar há 6 anos. Quando era criança praticou capoeira e depois muay thai, mas o jiu jitsu o conquistou. Atualmente treina todos os dias e está confiante para a participação na competição. “A volta está sendo gradual e estou me preparando bastante”, avisa. Ele destaca o apoio recebido da Prefeitura de São Pedro. “Ajuda bastante”.
Kaique treina há 10 anos e também dedica-se todos os dias aos treinos e preparação física, além das aulas que dá. Participante de um projeto social desenvolvido por Giliarde de Lima, o atleta viu na prática, que o esporte pode mudar vidas.