Natural de São Paulo e residente em São Pedro há 4 anos, o piloto profissional de Freestyle Motocross Tatá Mello participou no dia 17 de janeiro, do Duelo de Motos, maior competição da modalidade do Brasil, realizada em Atibaia sem a presença de público por causa da pandemia, mas com transmissão ao vivo no programa Esporte Espetacular, da TV Globo.
Tatá começou a competir em corridas de MX com 4 anos de idade e aos 19 já se dedicava profissionalmente ao esporte. O atleta é recordista nacional de Step Up (salto em altura) e possui uma extensa lista de participações em campeonatos nacionais e internacionais. Já foi campeão da Copa Brasil de FMX Duplas da Rede Globo em 2008, além de atuações como dublê no filme Velozes Furiosos 5, gravado no Rio de Janeiro e comerciais (campanha publicitária da marca de cervejas Skol - Skol Las Vegas). Tatá também é instrutor de pilotos iniciantes no esporte.
Hoje, aos 37 anos, Tatá é um dos pilotos mais antigos a participar do Duelo de Motos. Após 7 anos sem participar da competição, seu retorno ao campeonato ficou marcado com muita superação. No sábado, o piloto sofreu um deslocamento no ombro direito após realizar uma manobra, uma lesão crônica e muito comum em atletas de alta performance.
Mesmo lesionado, o piloto conseguiu se classificar e participar da competição realizada no domingo. Seu adversário no duelo foi o chileno Javier Villegas, campeão mundial de FMX. Durante sua volta, ficou nítido que a lesão atrapalhou o desempenho do atleta na pista. Diante das limitações, Tatá não conseguiu executar seu repertório completo de manobras e acabou perdendo na pontuação.
De volta para casa, o atleta passa por tratamento com profissionais de fisioterapia e seu preparador físico Fabio Marcelino, do CT F Sports e possivelmente fará cirurgia no ombro para garantir a recuperação completa.
DESTAQUE - Para o coordenador de Esportes de São Pedro, Claudinei Arruda, a participação do piloto profissional nesta competição é mais um destaque importante para São Pedro. “Parabenizo o piloto Tatá Mello pela participação no evento. Ver o nome de São Pedro representado em competições deste nível é um estímulo para todos os atletas”, disse.