Os pacientes da UTI do Hospital São Lucas, a Santa Casa de São Pedro, ganharam um importante reforço no atendimento médico. Agora o diagnóstico desses pacientes é avaliado por médicos e outros profissionais de saúde de hospitais de excelência como Beneficiência Portuguesa, Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e HCor – Associação Beneficente Síria.
A integração entre a equipe multidisciplinar do Hospital São Lucas, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas e os profissionais dos outros hospitais acontece por meio do Projeto Tele UTI Brasil, criado com o objetivo de oferecer informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde para otimizar a condição clínica de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva em todo o país.
“Esta ação é muito importante, é enriquecedora para a equipe e garante ganhos para todos. A telemedicina ganhou força por uma necessidade na pandemia e deve crescer cada vez mais. Em uma cidade com as características de São Pedro, ter esse contato com profissionais de ponta é algo a ser comemorado”, avalia o médico Perci Bertolini, clínico e paliativista da UTI do São Lucas.
Sérgio Luiz da Silva, coordenador da enfermagem do hospital, destaca que o foco principal é o paciente. “É um benefício muito bom que vai trazer resultados práticos no tratamento do paciente”. Silva conta também que a coordenação do projeto conheceu o hospital antes do início das chamadas visitas. “Fizeram elogios, especialmente ao nosso comprometimento”, disse.
O projeto faz parte do Proadi –SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), criado pelo Ministério da Saúde com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Atualmente a iniciativa reúne?seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão:?Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo,?Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.
O atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira por videoconferência, não tem nenhum custo para o Hospital São Lucas e já trouxe resultados práticos, como mudanças no cuidado direto ao paciente e redução dos dias de internação na unidade de terapia intensiva.
TELEMEDICINA - O uso da telemedicina como ferramenta para viabilizar a oferta de serviços em saúde é uma tendência que vem ganhando força no Brasil. Levantamentos sugerem que o emprego desta tecnologia no ambiente de UTI pode diminuir a mortalidade de pacientes internados, além do uso racional de recursos.