Mesmo com chuva, o desfile cívico do bicentenário da Independência foi realizado em São Pedro na manhã desta quarta-feira. O evento estava programado para ocorrer com a participação de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares, mas por causa do tempo, os alunos foram dispensados e o desfile ocorreu com representantes do Exército, das forças de segurança e de vários grupos de São Pedro.
“São Pedro nos abençoa com esta chuva, que é vida e benção. Agradeço a todos que participaram do nosso desfile cívico, que simboliza a democracia”, disse o prefeito Thiago Silva em seu pronunciamento realizado em um palanque na praça Gustavo Teixeira, que teve uma bandeira do Brasil hasteada em um guindaste e a presença da Banda Sinfônica Professor Luiz Cláudio Alves, com regência de Wellinton Camargo.
O prefeito também agradeceu o empenho de todos os secretários na organização do evento e avisou que as atividades programadas para a Educação Infantil no desfile serão realizadas nas escolas.
Cada escola da Educação Infantil preparou o desfile com temas que destacam fatos históricos ligados à Independência, como a chegada da Família Real, o Grito do Ipiranga, o Período Regencial, a Abolição da Escravatura, Da Monarquia à República, além de outros.
Em seu pronunciamento, o prefeito também destacou ações voltadas ao desenvolvimento de São Pedro. “Em conjunto com a Câmara Municipal, estamos sempre desenvolvendo projetos pensando na qualidade de vida das pessoas, ações que tem mudado a nossa cidade, que começou um processo de reconstrução a partir de 2013”, disse, acrescentando que a Prefeitura de São Pedro desenvolve ainda ações voltadas à humanização de todos os serviços prestados.
O evento também teve a participação dos comandantes da Polícia Militar em São Pedro, Capitão Eduardo Watanabe Pansonato, do Corpo de Bombeiros, Sargento Ricardo Migata e do comandante da Guarda Civil Municipal, Luciano Luna.
Acompanharam o evento os vereadores Branco, Dudu, Cleuza Barros e Luciano Mazzonetto, os secretários municipais Samanta Bontorim (Educação), Claudinei Arruda (Governo) e coordenadores municipais.
NA CHUVA – Os primeiros a passarem pelo palanque foram os integrantes da 11ª Brigada de Infantaria de Campinas. Também desfilou um grupamento representando as principais tropas especializadas, como a infantaria paraquedista, escola de formação de miltares de carreira e infantaria de selva e o Tiro de Guerra de São Pedro, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Força Tática e os grupos Volksãopedro, que reúne Fuscas, Pedal Turma do Zé, de ciclistas, Motogrupo Razantes São Pedro e Amigos do Kajuba.
PÚBLICO PRESENTE – Apesar da chuva e do vento frio, Paula Porto Silva ficou com as filhas Milena, de 7 meses e Chamile de 6 anos, até o final do desfile. “Resolvemos ficar para assistir”, disse.
Patricia Munhoz foi com o sobrinho João Pedro, de 7 anos, que desfilaria com a escola. Os dois também ficaram até o final. “Gostei de ver os soldados pintados” contou João Pedro ao ser questionado sobre o que mais gostou.
Para ver o filho Paulo Henrique desfilar no Tiro de Guerra, Helóisa Pavanin reuniu a família: tios, primos, filho e o pai dividiam os guarda-chuvas. “É muito amor envolvido, não podíamos perder a chance de assistir”, disse a tia que estava com os filhos Giovani, de 12 anos, Lucas, de 10, Nicolas, de 7 e Luiza, de 3.
Confira as fotos do desfile em: https://drive.google.com/drive/folders/1TgoyTvte8qKvkn38t4u-7F-5Qn9YTx7X?usp=sharing (CRÉDITOS: MATHEUS GASPARIM / PREFEITURA DE SÃO PEDRO)