Iniciada no dia 12, a programação preparada pela Prefeitura de São Pedro, com envolvimento de várias secretarias e coordenadorias, vai até o dia 29, quinta-feira, com uma caminhada com saída às 8h da Escola Estadual Aroldo Donizeti Leite até o Parque Maria Angélica, onde serão plantados ipês amarelos.
Na última semana, foram realizadas várias atividades, como uma caminhada no bairro Theodoro de Souza Barros, encerrada com plantio de árvores na Emeb Ricarda de Paiva Lima Berzin e as palestras “Falar é a melhor solução”, apresentada pelo palestrante e mágico Mauro Dias; e Suicídio, uma questão de saúde pública, com a enfermeira Elisabeth Toti.
Estudiosa sobre o tema, a enfermeira falou sobre as questões culturais que envolvem o suicido e deu orientações sobre atitudes a serem tomadas em relação às pessoas que pensam em suicídio, como ouvir, mostrar empatia, ser afetuoso e dar apoio, levar a situação a sério e encaminhar a pessoa para atendimento médico. As palestras foram assistidas por agentes comunitários da saúde, outros profissionais da saúde e interessados no tema.
Com o tema“Valorização da vida”, a programação teve também rodas de conversa e aula de tai chi chuan no Parque Ecológico Ernesto Baltieri.
Realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina em todo o país, a campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo principal de realizar ações de prevenção ao suicídio.
Para os próximos dias estão programadas palestras na Câmara Municipal, no dia 21, às 9h, com a enfermeira Caroline Tavares; e no dia 28, às 9h e às 14h, com a psicóloga Mariana Pelin, sempre com foco no tema “Prevenção ao Suicídio”.
O encerramento está programado para o dia 29 de setembro, quinta-feira, com uma caminhada com saída às 8h da Escola Estadual Aroldo Donizeti Leite até o Parque Maria Angélica, onde serão plantados ipês amarelos.
A participação nos eventos é gratuita e aberta a todos os interessados.