Equipe de recenseadores esteve no gabinete do prefeito Thiago Silva
Adiado por causa da pandemia, o Censo, levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada 10 anos, começou a ser feito em agosto. O levantamento é muito importante para apresentar dados sobre a população e garantir ações específicas para o município.
Em São Pedro, há 19 recenseadores que percorrem as casas para fazer entrevistas. Os funcionários do IBGE estão uniformizados – por conta do adiamento no uniforme está escrito Censo 2020 - com coletes e documentos. Em caso de dúvidas, o nome e matrículas dos funcionários podem ser conferidos no site respondendo.ibge.gov.br, pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo QR Code que está no documento dos funcionários afixado nos coletes.
Parte dos receansedores e a agente censitária municipal Ligia Oliveira estiveram no gabinete do prefeito Thiago Silva, que pediu colaboração da população. “Os recenseadores do IBGE estão percorrendo toda a cidade para coletar dados importantes que vão ajudar a definir políticas públicas para o município. Essas informações são valiosas e fazem a diferença. Peço que todos recebam estes profissionais que estão uniformizados e colaborem para esta ação que vai garantir melhorias para todos”, disse o prefeito.
O recenseador usa colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e um dispositivo móvel de coleta, semelhante a um celular. Os dados repassados não são compartilhados, apenas destinados ao levantamento.
O questionário básico pode ser preenchido em aproximadamente 5 minutos e os dados levantados são usados para, por exemplo, saber a quantidade de vacinas necessárias para as crianças de cada cidade, planejar políticas públicas eficientes.
A agente censitária destaca a importância de as pessoas abrirem as portas para os recenseadores e responderem os questionários. “Os dados levantados garantem real condições de avaliar o que é mais importante para a população”, disse Ligia.