Previsão para Quinta-feira
10 JUN 2024
Base descentralizada do Samu é inaugurada em São Pedro
Inauguração base descentralizada Samu
Prefeitos da região e integrantes de equipes de saúde de diversos municípios participaram da solenidade realizada no sábado, 8
Com a presença dos prefeitos de Charqueada, Rodrigo de Arruda; de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto e do secretário de saúde interino de Piracicaba, Marcelo Pinto de Carvalho, que representou o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, foi inaugurada no sábado, 8, a base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em São Pedro.

“É um sonho que se realiza. Há 10 anos estamos em busca da regionalização do atendimento e materializar essa ação não é um processo simples” definiu a coordenadora e responsável técnica do Samu Piracicaba, enfermeira Maria Cristina Colonnese.

O prefeito Thiago Silva destacou a importância da conquista. “São Pedro é hoje uma cidade de 40 mil habitantes com UPA em funcionamento, UTI, base descentralizada do Samu e no dia 15 vamos inaugurar um segundo hospital. São várias ações realizadas que não significam apenas a construção, mas treinamento, formação de equipes para melhor atendimento da população”, afirmou, destacando o empenho de várias pessoas para que essas ações fossem implantadas. “Tem trabalho da equipe, da Câmara, de planejamento estratégico, de gente que acreditou que era possível mudar a realidade difícil que já vivemos aqui”.

ORGULHO – “Temos que sentir orgulho por São Pedro estar nesse patamar”, relatou o prefeito, que destacou também a importância de realizar ações interligadas com os municípios vizinhos. “Todos ganhamos”.  Para Arruda, prefeito de Charqueada, a implantação do Samu traz mais segurança para a saúde da população. “É um passo importante para o fortalecimento e regionalização do SUS”, afirmou Zani, prefeito de Santa Maria da Serra. Para o secretário interino de saúde de Piracicaba, a inauguração  e a descentralização do atendimento são “históricos”.

O secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Leandro Sanches, disse que o principal objetivo é realizar atendimento de qualidade. “O foco é a redução do tempo resposta”,afirmou. O secretário falou também sobre o olhar diferenciado do prefeito Thiago Silva para a saúde. “Se o prefeito não tivesse essa visão, isso não estaria acontecendo”.

HOMENAGEM – A Base Descentralizada do Samu em São Pedro recebeu o nome de Valdir Teixeira, conhecido como Dir Teixeira. A família do homenageado -  sua esposa Isildinha e os filhos Mariana, Amanda e Bruna, além do neto Pedro e outros familiares -  participaram da solenidade. O irmão Renato Teixeira de Barros agradeceu em nome da família, “É uma honra receber esta linda homenagem”.

A base descentralizada foi construída com recursos do município e representa investimentos de R$ 635 mil. A unidade está equipada e vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano.

À exceção de Piracicaba, São Pedro passa a ser o único dos 11 municípios da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Região Metropolitana de Piracicaba a contar com uma base descentralizada do Samu. A CIR é um colegiado por meio do qual os gestores de saúde definem as necessidades de cada cidade, pactuando e deliberando sobre a política do setor na região.

A solenidade contou ainda com uma bênção, feita pelo padre José Geraldo, da Paróquia São Pedro.