Previsão para Quinta-feira
08 JUN 2024
Saúde de São Pedro ganha dois importantes reforços em junho
Prefeito Thiago Silva com a equipe da base descentralizada do Samu de São Pedro
Base descentralizada do Samu será inaugurada neste sábado e novo hospital, no dia 15
A Saúde de São Pedro ganha dois importantes reforços na estrutura em junho. O primeiro é a inauguração da base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), às 10h deste sábado, 8. E o segundo, a inauguração de um novo hospital, também às 10h, no próximo dia 15.

São Pedro é a única cidade, além de Piracicaba, entre 11 municípios que compõem a CIR (Comissão Intergestores Regionais) da Região Metropolitana de Piracicaba a contar com a base descentralizada.

Atualmente, quando o Samu é acionado pelo 192 em São Pedro, a viatura vem de Piracicaba para fazer o atendimento.  A partir da inauguração, o atendimento acontece com a ambulância que vai ficar na cidade.

As equipes de enfermeiros e condutores que vão atuar no Samu em São Pedro foram treinados e capacitados pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu de Piracicaba. Foram 200 horas de formação para os condutores socorristas e 140 horas para os enfermeiros socorristas.

Para o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Leandro Carneiro Sanches, ter o Samu na cidade é um marco importante porque, além do ganho na logística, agiliza o tempo de resposta nos casos de urgência e emergência, aprimorando o atendimento primário, fundamental para a correta avaliação da condição do paciente, além do nível de seus ferimentos e da gravidade do quadro médico.

MARCO - “São duas conquistas importantes, que foram planejadas com foco na melhora da qualidade do atendimento, na prestação de serviço para a saúde de toda a população”, disse o prefeito Thiago Silva, que destaca ainda o marco histórico que representa a inauguração do novo hospital. “A nova unidade tem localização privilegiada, é ampla e vai permitir a ampliação dos serviços prestados, todos 100% SUS”, pontuou.

Novo hospital foi instalado em prédio de 1.000 metros quadrados

Localizado na rua Olavo Bilac, no bairro São Benedito, em um prédio de 1.000 metros quadrados que pertenceu à família Chalita, o novo hospital, chamado de Unidade 2 do Hospital Beneficente São Lucas, tem 12 leitos, 3 salas cirúrgicas, 10 consultórios, 3 recepções, sala de raio-X, ar condicionado central, gerador, rede de gases, farmácia e outros departamentos.

A nova unidade vai funcionar como Hospital-Dia, das 7h às 19h e o atendimento será 100% SUS. No local serão realizadas cirurgias de pequeno porte, que não exigem internação de mais de um dia, como as vasculares ou oftalmológicas, além de outras.

No novo espaço também serão atendidas especialidades, que realizará ainda exames como endoscopia, colonoscopia e ultrassom.

Administradora do Hospital São Lucas, Miriam Souza classifica a nova unidade de saúde como conquista. “A decisão de adquirir e reformar um novo imóvel para o hospital foi baseada em algumas deficiências que o São Lucas tem atualmente. São 72 leitos, 10 deles de UTI, mas para algumas ações como mutirão e agenda cirúrgica completa, o espaço se tornou insuficiente”, relata

A administradora conta também que muitas das cirurgias realizadas atualmente no São Lucas são de baixa complexidade e o que novo espaço será adequado para estas intervenções. “A população ganha muito, não só a de São Pedro, como a dos municípios da região, parceiros nos serviços prestados”,destacou.

A inauguração de mais uma unidade do hospital também marca uma nova era do local que viveu crises que reduziram drasticamente o atendimento à população. O hospital chegou a ficar sem fazer partos, perdeu a filantropia e foi a leilão.

Hoje a situação é bem diferente, com atendimento que virou referência regional. “Não foi um caminho fácil, mas mostramos que é possível fazer, com bastante dedicação, esforço e planejamento”, afirma Miriam.

NÚMEROS – Em 2023, foram realizadas no São Lucas 2.821 internações cirúrgicas, médicas e obstétricas. Os exames e procedimentos realizados foram 22.883 no ano passado.

No primeiro quadrimestre de 2024, as cirurgias já somam 1.241 e os procedimentos e exames, 11.319.