Previsão para Terça-feira
15 MAR 2024
FUNDO SOCIAL
Prefeitura de São Pedro promove primeiro curso de confeitaria no Fundo Social
Ministrado pela chef Bianca Abrantes, o curso de Ovos de Páscoa foi o primeiro evento realizado na Cozinhalimento, recentemente construída nas instalações do Fundo Social

A Prefeitura de São Pedro, por meio das secretarias de Governo e de Saúde e Desenvolvimento Social do município, promoveu nesta semana o primeiro curso na cozinha construída nas instalações do Fundo Social de Solidariedade de São Pedro, no Jardim Nova Estância.

Realizado na quarta e quinta-feira, 13 e 14 de março, o curso de Ovos de Páscoa, ministrado pela chef Bianca Abrantes, e organizado pelo Cras São Dimas, foi o primeiro do programa Cozinhalimento em São Pedro. O Cozinhalimento é um projeto estadual da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras que consiste na instalação de cozinhas profissionais nos municípios parceiros para capacitação, ação social, empreendedorismo e geração de renda para a população mais vulnerável.

As 11 alunas aprenderam com a chef Bianca como preparar ovos de páscoa do tipo tradicional, de colher e trufado, de chocolate ao leite, meio amargo e branco.

Para a professora de Gastronomia e Confeitaria, além de ser uma das épocas mais gostosas do ano, a Páscoa representa uma excelente oportunidade de geração de renda extra para as famílias a partir da produção e venda de ovos de chocolate.

“E eu sou a maior prova disso. Logo na primeira vez que eu e meu marido começamos a trabalhar com ovos de páscoa já faturamos R$1.000 com as vendas”, relembra. “Mais do que geração de renda, meu propósito [com as aulas de Gastronomia e Confeitaria] é ajudar a mudar a vida das pessoas”, acrescentou.

Inauguração

Apesar de já terem sido ministradas as primeiras aulas e preparados os primeiros doces na nova cozinha, a inauguração oficial da Cozinhalimento, no Fundo Social de Desenvolvimento, será realizada na próxima terça-feira, 19 de março, às 11h.

Estrutura

O novo espaço conta com toda a infraestrutura de uma cozinha profissional, como forno industrial, geladeira industrial, freezer de 500 litros, pias e bancadas de aço inox, revestimento cerâmico e em granito.

Além das obras na cozinha, foram realizadas reforma e ampliação das demais dependências do prédio do Fundo Social, como reforço estrutural e de alvenaria, nova cobertura, substituição de janelas, portas, esquadrias, modernização dos sistemas hidráulico, elétrico e de refrigeração.

Com a reforma, o espaço ganhou depósito, despensa, câmara fria, a área da Cozinhalimento, banheiros, salão e pintura em todas as áreas interna e externa do prédio.