O objetivo do encontro foi o de fortalecer a parceria com os agentes, potencializando a divulgação das atividades ambientais junto ao cidadão.
A Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente, promoveu uma capacitação com mais de 60 agentes comunitários de saúde (ACSs) que atuam na rede de atenção básica do município.
O objetivo da reunião, realizada nesta semana, no auditório da Secretaria de Educação de São Pedro, foi o de informar e atualizar os agentes a respeito das ações e serviços ambientais.
Segundo Paula Souza, da Coordenadoria do Meio Ambiente, agentes são profissionais com alto potencial multiplicador das atividades ambientais pois tem contato direto com o cidadão, visitando periodicamente as residências.
"Ao estreitarmos essa parceria, os agentes nos ajudarão, ainda mais, na promoção de campanhas informativas, de conscientização, a reportar denúncias e difundir todas as ações necessárias", disse.
Para a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de São Pedro, Gislene Nicolau, os agentes comunitários de saúde (ACSs) representam o elo entre a saúde do município e o cidadão.
"Os agentes de saúde são capacitados a fazer uma abordagem personalizada e mais efetiva, pois, além da qualificação técnica, em muitos casos, residem na mesma região em que atuam", acrescentou.
Representada por Rodrigo Souza Pinto, o setor de Controle de Vetores, da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, também marcou presença na reunião e destacou a importância dos ACSs na prevenção de doenças.
"Os agentes de saúde também são treinados e capacitados para levar informação e conscientização ao cidadão e, com isso, auxiliar na tarefa de eliminação dos criadouros e pragas em residências, escolas, hospitais, creches, oficinas mecânicas, em todo e qualquer lugar".