Previsão para Terça-feira
25 NOV 2023
3ª edição do Concurso Bombeiros Mirins tem homenagem a Carlos Nascimento
A entrega de prêmios da terceira edição do Concurso Bombeiros Mirins, promovido pelo Consórcio Intermunicipal "Amo a Serra" que envolve os municípios de Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha, teve uma homenagem especial ao jornalista Carlos Nascimento, idealizador do movimento Amo a Serra, criada com o objetivo de evitar as queimadas na Serra do Itaqueri.

“Em 2020, no décimo fogo consecutivo que atingiu nossa propriedade em Torrinha, decidi fazer algo concreto para tentar mudar essa situação. Juntei fotografias, vídeos e histórias que mostravam que o fogo estava acabando com a Serra e fiz uma representação para o promotor Cássio Sartori. Ele agiu e determinou várias ações para Torrinha e Brotas, cidades que estavam na sua jurisdição. Assim despertamos para várias ações e um ano depois São Pedro aderiu com força ao movimento”, relatou o jornalista sobre o início do projeto.

Nascimento falou também da importância de dar continuidade ao projeto hoje com a participação de São Pedro, Santa Maria e Torrinha. “É um movimento concreto dos municípios. Estamos defendendo o que é nosso”, afirmou, destacando ainda que resultados de ações de reflorestamento já começam a aparecer na Serra. “Antes alguns locais eram pretos, atingidos pelo fogo, hoje dá para ver o renascimento do trecho entre Santa Maria da Serra e Torrinha”.

Ao agradecer a homenagem, o jornalista disse ser importante envolver crianças em ações como o concurso. “As crianças são sempre uma semente boa. Nossa missão é não permitir que os pequenos desacreditem no nosso país”.

O prefeito Thiago Silva, que também participou da solenidade de premiação, destacou o projeto “Amo a Serra” e o Concurso Bombeiro Mirim. “Pensamos sempre nas futuras gerações, mas é preciso agir hoje”, disse.

“Fiz questão de prestigiar este evento porque é muito importante. Os eventos climáticos extremos estão aí para mostrar a importância da preservação do Meio Ambiente”, complementou o prefeito.

As 8 categorias do concurso somaram mais de 320 inscritos de todas as escolas das redes municipais de ensino das três cidades participantes. Criado com o principal objetivo da conscientização sobre o combate e a prevenção de incêndios na Serra do Itaqueri, o concurso recebeu trabalhos com abordagem em diversos formatos e expressões artísticas.

“Além de potentes materiais de educação ambiental que incentivam nossos alunos a crescerem e se tornarem cidadãos conscientes, o processo de criação desses trabalhos envolve muitos atores - como toda a comunidade escolar e as famílias  -  que passam a se preocupar com os perigos das queimadas criminosas e dos incêndios florestais”, disse o coordenador de Meio Ambiente Rogerio Bosqueiro Júnior, que destacou a importância da parceria com as Secretarias de Educação, com ação dos professores que incentivam a participação dos alunos.

Além dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, outro ponto celebrado no evento foi a temporada sem incêndios florestais na região. “É um marco significativo que não poderia ter sido alcançado sem o esforço incansável do Estado, por meio do Programa "SP sem Fogo", da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e das nossas fiscalizações municipais”, disse o coordenador.

Também participaram da solenidade a secretária de Educação de São Pedro, Samanta Bontorim, os vereadores de São Pedro, Du Sorocaba, Toninho da Sorveteria, Adriano Vitor, Dudu e Branco; Simone Neiva Rodella, da Fundação Florestal e Gestora da APA Cuesta Corumbataí, o 1⁰ Sargento PM Gilberto da Silva Costa; Rejane Cury, diretora Municipal de Educação e Cultura de Santa Maria da Serra; Verônica Levorato, diretora da Emeb Dona Zina Saviolo Cury, Marley Zanon, da EMEIEF de Torrinha, Ana Claudia Lupino, do Departamento Educação de Torrinha, Rafaela Reinato, do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e Alisangela Spigolon, gestora ambiental em Santa Maria da Serra.

VENCEDORES DO CONCURSO BOMBEIROS MIRIM 2023

Ana Luíza Mazarotto

CATEGORIA PODCAST

São Pedro –SP
Camilla Leu Ferreira dos Santos, Emmauel Tomaz, Murilo Placido Schil, Yasmin Lobato Nascimento, Beatriz Gasparini Vieira da Silva
Camilla Mendes de Lima, pedro henrique Alves Casacho, Joana Raccioni Peixoto, Thaissa Lopes Alves, Bianca teles de Menezes Fantato
Miguel Godoi Biscalchim, Emilly Teixeira Rodrigues, Nicolas Yudi Azarias Uematsu e Prof. Lucas K. l. Fellipe Sebastião

Torrinha-SP
Alice Educar Pereira, Camila Vitoria Alves Moreira, Heloisa Gazola, Maria Eloisa Menezes.