Despertar nas crianças o prazer pela leitura de uma forma lúdica e participativa é objetivo do projeto Conta uma História pra Mim, parceria da Coordenadoria de Cultura e da Secretaria Municipal da Educação de São Pedro que começa no próximo dia 16 de agosto, na Biblioteca Municipal.
“Algumas crianças ainda não descobriram a delícia que é frequentar a Biblioteca, então queremos estimular esta prática”, afirma a pedagoga Helena Righi Peixe, responsável pelo projeto. As atividades serão realizadas todas as sextas-feiras, das 15h às 16h, com visitas agendadas de escolas, mas a participação é aberta também a outras crianças.
Helena explica que de forma lúdica, com dramatização e cenário, as crianças são estimuladas a dedicarem-se mais à leitura, além de terem acesso a outros livros e tipos de literatura, como a poesia, por exemplo.
O projeto também trabalha a interatividade com as crianças, que são estimuladas a desenhar sobre os temas que são abordados e a fazer o reconto – contar com as próprias palavras a história que acabaram de ouvir. “A criança fica bem à vontade para participar do jeito que ela achar mais confortável”, afirma Helena.
Nas histórias contadas para crianças de 3 a 8 anos por Helena, que também é membro da Rede Internacional de Contadores de História, há abordagem de temas importantes como cidadania, reciclagem, inclusão, higiene e saúde, amizade, generosidade, solidariedade, respeito e outros que podem ser desenvolvidos de acordo com as atividades propostas.
O projeto já foi desenvolvido em outros locais com bons resultados. “Queremos carinhosamente ensinar o valor da leitura, mostrar que é um caminho muito agradável a ser percorrido e deixar a criança bem à vontade”, destaca Helena.
As atividades serão realizadas na parte superior da Biblioteca Municipal, que após reforma do telhado, pintura e nova organização, foi especialmente preparada para receber crianças e adolescentes.