Previsão para Sexta-feira
20 SET 2014
Semana Gustavo Teixeira tem música, lançamento de livro e homenagem
  Após intensa programação iniciada no último domingo, a 61ª Semana Cultural Gustavo Teixeira entra em sua reta final. Nesta sexta-feira, dia 19,  às 19h30, no Cine Teatro São Pedro acontece o Concurso de Poesias e Premiação dos ganhadores do 1º Salãozinho de Humor de São Pedro, com apresentação Musical do Quarteto Dedo de Moça. No sábado, às 16h, o destaque é o Café Musical Especial, com Circuito do Violão, apresentação do Violão Artes Trio e lançamento dos livros “A música vinha da sala...”, de Márcia Esteves Modesto e “Objetos Tangíveis”, de poemas de Rogério de Paula. A apresentação de violão faz parte de uma série de 20 concertos que estão programados para ocorrer em 2014 em diversas cidades da região. A ideia da apresentação, que tem apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, é divulgar o violão como instrumento solista para o maior número de pessoas. Fazem parte deste projeto Lucas Penteado, Erasmo Sampaio, Welton Nadai e o maestro Pedro Cameron. No domingo, às 10h30, no Boulevard de Artes e Artesanato “Dona Hermelinda”, na praça matriz, a atração é a apresentação da Banda Musical Jovem de Bom Jesus dos Perdões. Na segunda-feira, dia 22, às 9h, homenagem dos alunos da Emeb Joaquim Norberto de Toledo na herma do poeta, localizada na praça Gustavo Teixeira, encerra a  programação do evento cultural mais importante da cidade. Uma das novidades da edição 2014 foi a realização do 1º Salãozinho de Humor de São Pedro, com 62 trabalhos inscritos. O objetivo principal do concurso organizado pela Coordenadoria de Cultura foi incentivar a prática e o desenvolvimento artístico, intelectual  e crítico por intermédio da linguagem do humor gráfico. Foram inscritos trabalhos nas categorias charge, cartum, caricatura, história em quadrinhos e tiras. Participaram estudantes das redes pública estadual e municipal e da rede particular. LIVROS – Rogério de Paula é terapeuta e radiestesista há mais de 20 anos. Artista plástico e poeta autodidata, conta que adotou “completa independência” no processo de criação de “Objetos Tangíveis”, seu segundo livro de poesias. “É um texto agradável, com projeto gráfico diferenciado”, comenta o paulistano que também já publicou livros sobre radiestesia e "Acupuestesia - acupuntura sem agulhas - Auricular".
A obra “A Música Vinha da Sala...” se desenvolve em capítulos sequenciais da vida da autora, Márcia Modesto, nascida em São Pedro e formada em Letras pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Desde o início, no interior paulista, revela as aflições da juventude, relacionadas ao amor, à família e ao futuro. Segue, com fluidez marcante, pelas etapas do tempo, que amadurecem o ser. Nesse percurso, revela sua saga na Amazônia, as experiências no exterior e as frequentes mudanças de domicílio, sempre em benefício da família. “As reminiscências, enfim, são de todos e de qualquer um de nós," aponta sinopse da produção.A Semana Gustavo Teixeira é considerada o evento cultural mais importante do ano no município. O evento foi criado para homenagear Gustavo Teixeira, poeta que nasceu e viveu em São Pedro e foi eleito para a Academia Paulista de Letras.

Endereço: Rua Valentim Amaral, 748, Centro | CEP: 13520-033
Das 08h00 às 17h00