Aproximadamente 1.800 alunos da rede municipal de ensino de São Pedro participaram nos dias 11 e 12 do exame do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Estudantes dos segundos, terceiros, quintos, sétimos e nonos anos de dez escolas municipais fizeram as provas com questões de Língua Portuguesa, Redação, Matemática e Ciências.
A principal finalidade do exame elaborado pela Secretaria Estadual da Educação é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também são aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental e ciências da natureza (física, química e biologia) para os alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual.
O exame ajuda a produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, com a intenção de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
“A adesão é facultativa, mas fazemos questão de participar”, avisa a secretária municipal de Educação, Cleia Rivero. A coordenadora pedagógica da secretaria, Sandra Baltieri, diz que os resultados dos exames ajudam a orientar o planejamento para as atividades desenvolvidas em cada unidade escolar.
As avaliações feitas no Saresp, que serão divulgadas no primeiro semestre de 2015, são usadas também para o cálculo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), calculado a partir dos indicadores de desempenho e de fluxo. A partir destes indicadores, os gestores municipais podem estabelecer programas de incentivo à melhoria da qualidade de suas escolas pautados nos resultados de desempenho dos alunos.
Em 2013, as escolas municipais Gustavo Teixeira e Abdala Rahal Farhat Neto foram as que apresentaram os melhores índices na avaliação do 5º ano. Na avaliação do 2º e 3º ano, o destaque foi a escola Joaquim Norberto.
Participaram das avaliações deste ano alunos das escolas Benedito Modesto de Paula, Iracy Bertochi, Ricarda de Paiva Lima Berzin, Gustavo Teixeira, Ondina Mendes Parreira, Celso Silveira Mello, Abdala Rahal Farhat Neto, Maria de Fátima do Amaral e Joaquim Norberto de Toledo.
NA PRÁTICA – Gabriel Serodio Gomes, 10, aluno do 5º ano da escola Guido Dante, contou que conseguiu fazer todas as 24 questões da prova de Matemática, sua matéria preferida. “Algumas estavam mais difíceis”, contou.