Previsão para Segunda-feira
07 MAI 2024
ESPORTES E LAZER
Homenagem a atleta são-pedrense marca a abertura dos Jogos Interescolares de 2024
Aproximadamente 2 mil alunos, de nove escolas, participam dos jogos, em diversas modalidades, divididos em categorias. O homenageado deste ano, encarregado de carregar a tocha e acender a pira para abrir os jogos, foi o atleta de voleibol Jefferson de Moura

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 7, no Ginásio Antonio Carlos Siloto Filho, o Bordadão, a cerimônia de abertura da edição 2024 dos Jogos Interescolares e o Show de Talentos, com estudantes realizando apresentações artísticas, como dança, música e poesia

Participam das competições esportivas oito escolas de São Pedro: as EMEBs Abdala Rahal Farhat Neto; Benedito Modesto de Paula; Gentila Iolanda Silva Frare; Guido Dante; Gustavo Teixeira; Joaquim Norberto de Toledo; Professora Maria de Fátima do Amaral; e a Escola Técnica Estadual (ETEC) Gustavo Teixeira; além de uma instituição da cidade de Águas de São Pedro: a Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Luiza Fornazier Franzin.

A cerimônia contou com a presença dos alunos das escolas participantes, além de autoridades de São Pedro e Águas de São Pedro, e teve, em um dos seus pontos altos, a homenagem ao atleta são-pedrense Jefferson José de Moura, que carregou a tocha no ginásio e acendeu a pira, cuja chama representa a pureza da eterna juventude esportiva.

O tradicional juramento dos estudantes, que anualmente se comprometem a participar dos jogos com honra, respeito e lealdade, neste ano foi pronunciado pelo aluno da EMEB Gentila Iolanda da Silva Frare, Yuri Vinícius, de 13 anos, que, além de atleta das escolinhas da Coordenadoria de Esportes de São Pedro, na modalidade de skate, é o atual campeão paulista de sua categoria.

O secretário de Governo e Coordenador de Esportes, Claudinei Arruda, destacou a importância dos Jogos Interescolares na formação pessoal dos alunos.

“As atividades esportivas ensinam valores essenciais para a formação do indivíduo, como o trabalho em equipe, respeito, a disciplina e a tolerância à derrota. Daqui surgem mais do que atletas, surgem cidadãos, prefeitos, vereadores, advogados, professores e cidadãos de bem. Muita saúde e paz para todos”, disse.

O prefeito de São Pedro, Thiago Silva, destacou todas as ações que foram – e tem sido – realizadas pela atual administração na área do esporte. “Nossa missão, como políticos e pessoas públicas, é dar condições para vocês praticarem esportes. Antigamente, o Bordadão era um espaço sem vida. Hoje é um local diferente, não mais fechado, mas aberto para todos. Já inauguramos a quadra multiuso, de areia, campos de grama sintética, o Centro de Eventos, e, num futuro bem próximo, entregaremos uma piscina semiolímpica aquecida e a quadra de basquete 3x3”, disse o prefeito, que agradeceu nominalmente todas as instituições públicas que apoiam e que estavam representadas no evento.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura dos Jogos Interescolares o prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza, o vice-prefeito de São Pedro, Giuliano Antonelli, a secretária de Educação de São Pedro, Samanta Almozara Bontorim, o secretário de Educação de Águas de São Pedro, João Paulo Pontes, os vereadores de São Pedro, José Roberto de Moura, o Dudu; e Luiz Gomes Altos, o Melado; e o vereador de Águas de São Pedro, Amauri Ribeiro, além do comandante do Tiro de Guerra de São Pedro (TG 02-91), 1º Sargento, Melcsedec Mezahab Anchieta da Costa, o comandante da Polícia Militar de São Pedro, Capitão Gustavo Gravena, e o comandante do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros em São Pedro, tenente-coronel Daniel da Silva Alípio.

Homenageado

O são-pedrense Jefferson José de Moura, de 33 anos, começou a praticar voleibol nas aulas de educação física da Escola Estadual Vicente Luiz Grosso, com o professor Antônio Roberto Baltieri, por volta de 2004. Vendo grande potencial no atleta, o professor Roberto o incentivou a procurar treinamento direcionado, oferecido pela Prefeitura de São Pedro. Em 2024, Jefferson completa 20 anos de voleibol.

Além da equipe da cidade, o atleta já participou de vários outros times de vôlei, desde as categorias de base, como o de Piracicaba, e até de Santo Domingo, na República Dominicana, trabalhando com o técnico tricampeão olímpico de vôlei feminino de Cuba, Eugenio George, e outros grandes nomes, campeões olímpicos pela Seleção Brasileira de Vôlei, como Giba, Gustavo e Marcelinho.

Acumulando diversos títulos e medalhas em sua carreira esportiva, Jefferson segue, em 2024, como  capitão, competindo por São Pedro no campeonato da Associação Pró Voleibol (APV).

Irmão do atleta, o vereador Dudu fez uma fala emocionada, agradecendo o prefeito e o coordenador de Esportes de São Pedro. “Agradeço pela bela e justa homenagem ao meu irmão Jefferson, que acendeu a chama da pira dos Jogos Interescolares. Por onde passou, ele honrou o nome do nosso município e, com certeza, meu irmão, nosso pai, neste momento, está sentindo muito orgulho de você”, emocionou-se o vereador, dirigindo-se ao irmão.

Modalidades – Aproximadamente 2 mil alunos participarão dos jogos, divididos por categoria. Na categoria B, que reúne os nascidos em 2009, 2010 e 2011, as modalidades são atletismo, basquete, damas, handebol, futsal, futebol society, natação, voleibol, skate, xadrez e tênis de mesa masculino e feminino. Na categoria C, com estudantes nascidos em 2012, 2013 e 2014, as modalidades serão: queimada, voleibol adaptado, basquete gigante, chute ao gol; atletismo e tênis de mesa.