Previsão para Sexta-feira
19 ABR 2024
Programa leva saúde a mais de 5.000 alunos da rede municipal de São Pedro
A cada semana, um conjunto de ações preventivas de saúde será promovido em uma escola, até contemplar as 22. O programa passou a ser implantado em março e vai até a primeira semana de setembro

A educação e a saúde representam as bases para o crescimento de qualquer sociedade. Quando ambas caminham juntas, esse desenvolvimento é ainda melhor. Esse é o objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, como vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Em ação da Prefeitura de São Pedro, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde e Desenvolvimento Social da cidade, o programa passou a ser implantado, a partir de março, em toda a rede municipal de ensino e vai até a primeira semana de setembro. A cada semana, um conjunto de ações preventivas de saúde será promovido em uma escola, até contemplar todas as 23 unidades da rede. E a cada dia haverá uma atividade específica, desenvolvida por facilitadores como Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Enfermagem, dentistas e nutricionistas.

Na última quinta-feira, 18, foi a vez dos 120 alunos da EMEB “João Baltieri” receberem a visita do grupo de odontologia, formado pelo dentista Henrique Dorigon Tardivo e pela auxiliar de Saúde Bucal, Emília Cruz.

“Trabalhamos nas crianças, com brincadeiras e de forma bem lúdica, a importância da higiene dental e sobre qual a melhor forma de fazê-la. Além de melhorar a qualidade da higiene, esse aprendizado ajuda a derrubar resistências que alguns pequenos apresentam na hora de escovar os dentes”, disse o dentista André Berto Pinto, que coordena as atividades odontológicas do programa e também é responsável pelo Centro de Saúde Bucal do município.

Os alunos também ganharam kits de higiene bucal, com escova e pasta de dente, e, com a ajuda dos professores, fizeram a aplicação tópica de flúor, o que fortaleceu os dentes com maior risco de cárie.

Com os Agentes Comunitários de Saúde da UBS São Dimas, os alunos da EMEB “João Baltieri” passaram por uma avaliação individual do estado nutricional. A antropometria, como é chamado o procedimento, é realizado a partir da mensuração de peso, altura e circunferência abdominal de cada criança.

Os ACSs também verificam a caderneta de vacinação de cada uma das crianças. O documento é voltado para ampliar o olhar para a criança. Nas páginas devem estar registradas todas as informações sobre o atendimento à criança nos serviços de saúde, de educação e de assistência social para o acompanhamento desde o momento do nascimento.

De acordo com o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, o ambiente escolar é um espaço estratégico para o desenvolvimento de ações em parceria com famílias e profissionais da Saúde, além de acolher e encaminhar os casos para as respectivas unidades de referência da família de cada aluno.

“A escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde, espaço para a convivência social e estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral”, celebrou o prefeito.

Cronograma das Escolas:

15 a 19 de abril - EMEB Prefeito João Baltieri