Vacinação contra H1N1 é prorrogada até dia 31
A campanha de vacinação contra a Influenza foi prorrogada até dia 31. Até a quinta-feira, 19, foram vacinadas em São Pedro, 6.820 pessoas, o que representa 86,72% da meta estabelecida para a cidade. A maior quantidade de pessoas vacinadas está na faixa de pessoas com 60 anos ou mais – foram 4.558.
Na segunda-feira, dia 23, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social recebeu novo lote de vacinas, com 1.650 unidades. As pessoas dos grupos considerados de risco – crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde e doentes crônicos podem ser vacinados das 7h30 às 12h e das 13h às 16h na UMIS e no PSF São Dimas.
As vacinas aplicadas são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a recomendação do Ministério da Saúde é adiar a vacinação até a resolução do quadro.
A Influenza – ou gripe, como é popularmente conhecida – é transmitida por meio das vias respiratórias e seus efeitos duram, em média, uma semana. Os principais sintomas do vírus H1N1, especificamente, são febre acima de 37,8ºC (mais acentuada em crianças), infecção aguda das vias aéreas, calafrios, mal-estar, cefaleia, dores no corpo, garganta e articulações, prostração, coriza e tosse seca. Em alguns casos é possível a ocorrência de vômito, diarreia, fadiga e rouquidão.
CONTRAINDICAÇÕES – Não devem tomar vacina pessoas que apresentam reação anafilática em doses anteriores da vacina, reação anafilática após ingestão de ovo, reação a qualquer componente da vacina.
Publicado em: 25/05/2016 10:04