Vacinação contra a gripe começa na segunda, dia 23

A Secretaria Estadual da Saúde realiza, em conjunto com os municípios, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2018 no período de 23 de abril a 1º de junho. O dia de mobilização nacional, chamado Dia D, será 12 de maio, sábado, quando as unidades vão atender ao público exclusivamente para a vacinação.

Em São Pedro, no dia 12, a vacinação será oferecida na Umis e na UBS São Dimas das 8h às 17h; na Unibasa (alto da serra), das 9h às 15h; nas UBSs Alpes das Águas, Bela São Pedro, Dorothea e na Santa Casa das 8h às 16h e na Feira do Produtor das 8h às 12h.

Na Zona Rural, a vacinação será realizada na Emeb Celso Silveira Mello, no bairro Vertentes, das 8h30 às 9h45; em frente à creche Maria Amélia Pimentel, no bairro Floresta Escura, das 10h às 11h30; no ponto de ônibus do bairro Giocondo das 13h às 14h e na portaria do Condomínio Serra Verde das 14h30 às 15h30.

Nos outros dias da campanha, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira na Umis e UBSs São Dimas e Dorothea das 7h30 às 12h e das 13h às 15h30.

QUEM PODE TOMAR A VACINA – A vacina contra a gripe é destinada aos chamados grupos de risco, formado por pessoas mais vulneráveis aos efeitos da doença e os que mais sofrem com seus sintomas e desdobramentos.

A vacinação será escalonada. A partir do dia 23 de abril, serão vacinados profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e indígenas; a partir do dia 2 maio, a vacina será aplicada em crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; gestantes e puérperas e no dia 9 de maio, passam a receber a dose pacientes com comorbidades (doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia;) professores da rede pública e particular e os privados de liberdade. A Secretaria Municipal de Saúde avisa que os docentes crônicos devem apresentar recomendação médica para receber a dose de vacina.

PREVENÇÃO -  Tomar a vacina é o método mais eficaz de evitar a gripe. Também é recomendado lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool, cobrir a boca quando for tossir ou espirrar e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca.

A vacina dada na rede pública é a trivalente, contra as gripes A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da B.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.