Vacinação antirrábica em cães e gatos começa neste sábado

Serão 5 finais de semanas seguidos; expectativa é vacinar 6 mil animais em todo o município

Cães e gatos maiores de três meses deverão ser vacinados contra a raiva a partir deste sábado, dia 20. A campanha, realizada pela Secretaria de Saúde de São Pedro, por meio da Vigilância Epidemiológica, pretende vacinar gratuitamente, em todo o município, aproximadamente 6 mil animais.

A campanha terá cinco finais de semanas seguidos em diversos pontos da cidade. Alguns pontos da área rural que tinham casos positivos de raiva já receberam a equipe e 1.500 doses foram realizadas.

A vacina fornecida pelo Estado é a Rabisin–i, da Merial, importada da França e de grande prestígio no meio veterinário. Com isso os proprietários de cães e gatos podem ficar tranquilos em relação à eficiência e inocuidade das vacinas.

De acordo com a coordenadora em saúde, Gislene Nicolau dos Santos, a meta a ser atingida depende também da colaboração da população. “Pedimos para que todos que tenham cães e gatos fiquem atentos aos dias e locais que a equipe da VE estará fazendo as vacinações. Lembrando que é importante o responsável levar seus animais em guias, coleiras, gaiolas, caixas de transportes ou fronhas”, disse.

Neste primeiro sábado de vacinação, a equipe estará no bairro Santa Cruz, em frente à Escola Estadual “José Abílio de Paula” – o JAP, das 8h às 17h. As vacinações também estarão ocorrendo durante a semana. Os locais e horários estão sendo divulgados por jornais, redes sociais e site oficial da prefeitura. Qualquer dúvida o telefone da Vigilância em Saúde é (19) 3481-9370.

ATRASO – Em ofício para vários municípios, a GVE XX, responsável pela região, orientou algumas cidades a não divulgação da campanha devido ao atraso no recebimento das vacinas no país, já que são importadas da França. No documento, apenas municípios que continham riscos receberiam as doses para distribuição. Em todo o país, o Estado de São Paulo, o qual tem um baixo índice de animais raivosos, foi um dos que corria o risco de não receber as vacinas.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.