Unidades de saúde vão abrir no sábado para vacinação contra gripe e sarampo
Sábado, dia 30 de abril, acontecerá a Dia "D" de Mobilização Nacional das Campanhas de Influenza e Sarampo e, em São Pedro, a Umis e as UBSs São Dimas, Dorothea, Bela São Pedro e São Francisco vão abrir das 8h às 17h para esta ação.
A campanha vai vacinar públicos específicos. No caso da gripe (Influenza), podem ser vacinados pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças entre 6 meses e menores de 5 anos.
O público alvo para receber a dose contra o sarampo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores de saúde. Para esta vacina, a apresentação da carteira de vacinação é obrigatória.
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.
O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
TRIVALENTE - A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Publicado em: 26/04/2022 12:00