Umis ganha ‘geladeiroteca’ de grupo voluntário Frafem

São Pedro ganhou sua primeira geladeiroteca – projeto que tem como principal meta o estímulo à leitura – na sexta-feira, dia 29 de abril. Instalada na Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde), a geladeira que vai abrigar obras como livros e revistas de variados perfis, foi transformada por iniciativa do Frafem, grupo composto por esposas de maçons da Loja Estrela da Serra.

“A inspiração veio de um projeto da ONU que dá nova utilização para geladeiras sem vida útil”, conta a presidente do grupo formado por 12 mulheres, Marta Sanchez Bragagnolo. Com a ideia em mente, o grupo conversou com as secretarias de Educação e Saúde e a Umis, pelo grande fluxo de pessoas, foi considerada o lugar ideal para receber a geladeira customizada. “O objetivo é realmente promover a cultura”, destacou Marta.

O grupo que já fez outros trabalhos voluntários está animado com a geladeiroteca e prepara a instalação da segunda unidade na Emeb Gustavo Teixeira.

 Para ler qualquer uma das obras disponibilizadas nesta geladeira especial, não é preciso cadastro ou permissão específica. As pessoas podem acessar o material, ler e devolver ou emprestar. Também são aceitas doações.

“O grupo está de parabéns pela iniciativa. Esta parceria com o poder público beneficia a população e deve servir de inspiração para atitudes semelhantes, pelo bem comum”, ressaltou o prefeito Helinho Zanatta na solenidade de inauguração, acompanhada também pelo vice-prefeito Thiago Silva, pelo diretor-presidente do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), Sérgio Patricio e pelas secretárias de Saúde, Miriam Silva, Educação, Cléia Rivero e Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia.

PRIMEIRA DOADORA – Ao receber informações sobre o projeto, Neuza Veronezi decidiu colaborar e fez a primeira doação de livros da geladeiroteca. Entre os livros entregues, Tieta do Agreste, de Jorge Amado e um livro de poesias de Gustavo Teixeira.  “Quero colaborar para uma São Pedro cada vez melhor”, disse.

A Secretaria de Educação, por meio da secretária Cleia Rivero e da supervisora Maria Aparecida Fracasse de Barros também fez doações de revistas.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.