UBS do Residencial São Francisco marca início da agenda de inaugurações da Prefeitura de São Pedro

Apresentação oficial da unidade construída para atender 4.000 pessoas está marcada para o dia 28 de novembro, sábado

A inauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Residencial São Francisco no dia 28, sábado, vai marcar o início de uma série de 12 inaugurações programadas pela Prefeitura de São Pedro até o dia 29 de dezembro.

A UBS Benedita Correa Ramiro foi projetada para atender 4.000 pessoas, moradores dos 790 imóveis dos Residenciais São Francisco e São Pedro e dos bairros adjacentes.

Entre obras no prédio de 320 metros quadrados e equipamentos, os investimentos municipais somam R$ 878,3 mil. A unidade começa a atender a população com equipe de saúde da família composta por enfermeira, médica generalista, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentista.

Consultórios médicos e odontológicos, sala de curativos, de vacinas, sala de esterilização, inalação além de sala de atividades coletivas, recepção e espera completam a estrutura física.

Para a secretária de Saúde e Desenvolvimento Social, Miriam Souza, essa é mais uma importante conquista para a saúde. “Os moradores dos bairros atendidos vão ganhar atendimento mais próximo de casa, o que facilita o vínculo e os trabalhos voltados à prevenção”, afirmou.

Com o início do atendimento nesta UBS, são 8 unidades em funcionamento em São Pedro, nos bairros São Dimas, Santo Antonio, Alpes, Dorothea, Bela São Pedro, Primavera, Nova São Pedro e agora os Residenciais São Pedro e São Francisco.

A descentralização do atendimento da saúde segue o planejamento estratégico da gestão do prefeito Helinho Zanatta e está previstas na Agenda 2025, além de atender recomendação do SUS para fortalecimento da rede primária de saúde.

Como outras UBSs, a nova unidade é equipada com o chamado carrinho de emergência, que tem monitor cardíaco, oxímetro, desfibrilador, equipamento para intubação de emergência, além de medicamentos específicos para este tipo de atendimento.

Além das oito unidades básicas de saúde, São Pedro tem as unidades especializadas, como a Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde), CER (Centro Especializado em Reabilitação) e o Caps (Centro de Atenção Psicosocial).

AGENDA – Para a próxima semana, são duas as inaugurações programadas: no dia 4 de dezembro será feita a apresentação oficial de obras realizadas no Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), como o Centro de Controle Operacional, automação do sistema, novo laboratório e a troca de rede e no dia 5, da ETE José Augusto Rego Barros Seydell, no bairro Vale do Sol, obra que garante o tratamento de esgoto de toda área urbana do município.

    

 

Publicado em: 26/11/2020 10:38

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.