UBS Bela São Pedro envolve população em atividades no Outubro Rosa

Com o objetivo de acolher os moradores que utilizam a UBS Bela São Pedro, os funcionários se mobilizaram para realizar diversas ações sobre o Outubro Rosa. O objetivo foi fornecer informação, esclarecer dúvidas e levar mais conhecimento sobre o câncer de mama, que diagnosticado precocemente tem alta chance de cura.

Ao total, foram 150 pessoas que passaram pelas atividades durante todo o mês. No dia 4 aconteceu apresentação de vídeo sobre o Outubro Rosa e como realizar o auto exame, com a agente de saúde Maria de Nazaré e enfermeira Marlene Eda Gouveia. No dia 5, uma caminhada com a participação dos alunos do 5º ano A e B, da Escola Ricarda de Paiva Lima Berzin e a população do bairro. No dia 6, foi realizado o hiperdia e apresentado vídeo explicativo sobre o câncer de mama, seguido das orientações sobre o auto exame. No dia 11, a população pode acompanhar o depoimento da agente de saúde Deise, do PSF São Dimas, que recentemente operou da mama, explicando para todos os presentes como foi realizada a cirurgia, a sua recuperação, as complicações pelo fato de ser fumante e qual será o procedimento a ser tomado a partir de agora. Encerrando as atividades, no dia 18, aconteceu uma apresentação de vídeo em homenagem ao Dia do Médico, com a participação do Dr. Rafael Garcia Arguelles, da Dra Juana Francisca Drigg Vaillant e da Dra Maria Aparecida Modono. Também houve apresentação de vídeo sobre o Outubro Rosa e como realizar o auto exame, ministrado pela agente de saúde Maria de Nazaré.

CANCÊR DE MAMA – O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal de células da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) esse é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. É importante frisar que existe tratamento para o câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

OUTUBRO ROSA – O movimento nasceu na década de 1990, nos Estados Unidos, no intuito de estimular a participação da população no controle ao câncer de mama. A data celebrada anualmente, promove, além da conscientização sobre a doença, a explicação e os serviços de diagnóstico e tratamento na diminuição a mortalidade. Em São Pedro alguns locais ficaram “rosa”, como o toten da Santa Casa e o Cristo, no Parque do Cristo no alto da serra, além de diversos locais realizarem caminhadas e aulas abertas para enaltecer as ações do Outubro Rosa na cidade.

Publicado em: 19/10/2017 15:24

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.