Turismo Rural forma 4ª turma

Una serata italiana: ricette della nonna ou, em tradução livre, um jantar italiano com receitas da vovó foi o evento gastronômico preparado pela quarta turma do programa de Turismo Rural oferecido pelo Senar-SP em parceria com a Prefeitura de São Pedro e o Sindicato Rural de Charqueada.

No cardápio preparado pelos próprios alunos, risoto caipira, polenta com chicória e linguiça, tomate com ricota e saladas variadas.

Ao longo do curso de 240 horas realizado desde o início do ano, os 20 participantes trabalharam temas como oportunidade e gestão de empreendimentos, atrativos turísticos do meio rural, meios de hospedagem e meios de alimentação. O grupo recebe orientações para preparar as propriedades rurais com a intenção de receber turistas, criar pontos de venda de produtos de origem artesanal, além de outros temas. Todos os participantes recebem certificado de capacitação em turismo rural.

“A região de São Pedro tem uma área rural privilegiada, com grande diversidade e esta é uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento para receber turistas e gerar emprego e renda” disse a secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, que destacou também os resultados obtidos com participantes das edições anteriores do curso. “Temos aqui propriedades que já estão preparadas para receber os turistas e isso é motivo de muito orgulho.”

Rosana Fernandes, vice-presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que também participou do evento realizado na quinta-feira na Pousada Samambaia, destacou a amplitude do curso. “Há bastante prática nas aulas e é muito bom vivenciar o que se aprende em sala de aula”, disse.

Alexandre Cavalcante, que falou em nome dos alunos, lembrou a trajetória do grupo desde o início do curso. “Começamos tímidos, um grupo heterogêneo que foi ganhando entrosamento e hoje somos praticamente uma família”, afirmou, destacando também as ferramentas que os participantes agora têm em mãos. “Há muito potencial para ser desenvolvido”.

Eduardo Bettin, instrutor do Senar, falou sobre os quatro programas de sucesso desenvolvidos com grande entusiasmo e comprometimento dos parceiros. “Há muitas áreas que podem ser desenvolvidas, como a atividade cooperada”, sugeriu.

Também participaram do evento o vice-prefeito Thiago Silva, o secretário de Governo, Pedro Aguiar, os coordenadores do curso Eloisa Sarto, pelo Sindicato Rural de Charqueada e Gabriel Fantato, pela Prefeitura e outros convidados.

Além do cardápio especial, os alunos preparam toda a decoração temática do local, que contou também com exposição de trabalhos e produtos artesanais das Formiguinhas Artesãs.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.