Theodoro Souza Barros e Bela São Pedro terão arrastão neste sábado

Os bairros Theodoro de Souza Barros e Bela São Pedro serão visitados neste sábado, das 8h às 12h, no quinto arrastão realizado pela Secretaria da Saúde para combater a dengue. O principal objetivo das equipes da Vigilância Epidemiológica é recolher materiais que podem se transformar em criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também da chikungunya e zika vírus, além de vistoriar casas em busca de focos e orientar moradores.

Em ação iniciada no dia 14 de novembro, as equipes já foram aos bairros Recanto, São Judas, Vila Baltieri, Vila Pindanga, Jardim Cássio Paschoal Padovani Dorotheia, Mariluz I, II e III, Nova Estância, São Dimas, São Thomé, Horto Florestal, São Benedito, Santa Cruz e Jardim São Pedro. Até agora foram recolhidos 5,5 toneladas de bens inservíveis.

Para evitar a formação de criadouros, é preciso que todos contribuam e façam manutenção constante nas residências e locais de trabalho. “Sempre é bom reforçar como é fundamental manter essa rotina de evitar criadouros”, destaca Matheus de Melo Murbach, veterinário do Controle de Endemias.

Murbach informa também que mesmo com todas as ações de prevenção realizadas, as equipes ainda têm encontrado larvas e, em alguns locais, em grande quantidade. O problema, segundo ele, não é falta de informação. “Nas conversas dá para perceber que as pessoas sabem o que é preciso fazer para evitar, então é preciso colocar em prática e não baixar a guarda”, recomenda, chamando a atenção para a limpeza das calhas, por exemplo.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Gislene Nicolau, pede colaboração da população ao deixar o material a ser recolhido nas calçadas, especialmente aqueles que podem acumular água, como garrafas e pneus. Ela ressalta que as equipes não tem condições de recolher entulho, como restos de materiais de construção ou sofás, que devem ser descartados em local apropriado.

Em 2015, foram registrados em São Pedro, até o dia 7 de dezembro, 387 casos da doença. O principal objetivo dos arrastões é evitar novas incidências, especialmente no Verão, quando o número de casos costuma aumentar.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.