Solenidade celebra 136 anos de São Pedro

Brincadeiras, música, teatro e Parabéns com distribuição de bolo marcaram as comemorações dos 136 anos de emancipação política nesta quarta-feira. A programação teve início com a apresentação da Corporação Musical União Charqueadense, seguida da solenidade de aniversário acompanhada pelo vice-prefeito e presidente do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), Thiago Silva, secretário de Governo Pedro Aguiar e pelos vereadores Du Sorocaba, Gilberto Vieira e Luis Fernando Gomes Altos.

Nilson Marchesi, do Desenvolvimento Social, e Nívea Pizzolito, da empresa responsável pela elaboração do Plano de Educação Ambiental de São Pedro, apresentaram um balanço das atividades, como a implantação da coleta seletiva de lixo e várias atividades desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino. Eles também citaram atividades como o plantio de mudas que está em execução por empresa contratada pelo Saaesp  e a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com previsão de conclusão para este ano.

Trinidad Perez Giocondo, Miss São Pedro Infanto Juvenil também participou da solenidade que teve muitas brincadeiras para as crianças, como futebol de sabão, pintura de rosto, rapel e slackline.

Outro atrativo foi a exposição organizada pelo 28º Batalhão de Infantaria Leve de Campinas de veículos militares.

HISTÓRIA -   A história de São Pedro começa no início do século 18, quando os irmãos Joaquim, José e Luiz Teixeira de Barros, em 1725, adquiriram as sesmarias dos Pinheiros. Antes a região era coberta por matas e habitada pelos índios paiaguás. Na época, os tropeiros desbravavam essas terras abrindo trilhas como a do Picadão, que começava em São Pedro e terminava em Cuiabá .

Por conta dos perigos das matas, diversos pousos foram providenciados para os viajantes e um desses pousos foi onde  hoje está o centro histórico de São Pedro. Na época o local ficou conhecido como Pouso do Picadão e Floriano da Costa Pereira, o Florianão foi o primeiro a administrá-lo.

Hoje São Pedro tem 611,28 km quadrados e área e população de 33.249 pessoas de acordo com o IBGE-2016. Conhecida por sua hospitalidade, atrai muitos turistas por suas belas paisagens e tranquilidade. É também destaque entre os praticantes de esportes de aventura, especialmente o voo livre.

Na área da administração pública, o destaque é para ações como a realização do planejamento estratégico, medida que garantiu, por exemplo, efeitos menos impactantes da crise enfrentada no país.  Diferente de outros municípios, São Pedro não atrasou pagamento com funcionalismo ou fornecedores, não reduziu atendimento ao público e mantém o cronograma de obras importantes como pavimentação e nas áreas de saúde e educação.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.